COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE POÇO FUNDO ENALTECE RIQUEZAS NATURAIS

CIDADE

Os 147 anos de Poço Fundo foram comemorados com um enaltecimento de suas riquezas naturais. No tradicional evento cívico, realizado desta vez no dia 31 de março (sexta-feira), alunos das escolas municipais e particular gimirinenses deram uma verdadeira aula sobre o bioma local, através de suas descobertas e aprendizado.
As festividades tiveram início com um desfile na Avenida Dr. Lélio de Almeida, que contou com a participação das Escolas Municipais Prefeito Carlito Ferreira, Rita da Conceição Sandy, Sul Mineira e Quatis, do CEC (Centro Educacional Cooperar), das Associações Maria Pequena e Unidos Pela Inclusão, da Creche Santa Terezinha e da Escola Estadual José Bonifácio, que, mesmo em greve, disponibilizou a Banda Marcial para capitanear a caminhada. Professores que promoviam uma manifestação contra a Reforma da Previdência fecharam o desfile, com palavras de ordem e conclames à adesão popular.
No palco montado, rápidas apresentações. Logo após o Hino Nacional, o prefeito Renato Oliveira, ao lado do vice Nilson Silva e da secretária de Educação, Leida Araújo, abriu oficialmente a comemoração e quebrou o protocolo chamando o educador Rafael Neves para falar sobre o movimento grevista da Rede Estadual de Ensino. Em seguida, um coral comandado pela professora de violão, Débora Mendes, cantou o Hino a Poço Fundo.
As crianças da Escola Municipal do Quatis também participaram do evento interpretando “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, sob a batuta da educadora Tatiane Paiva. E uma estudante da Prefeito Carlito Ferreira, leu um breve resumo da história e características do município. Para fechar, a dupla Arley e Miguel cantou “Pequena Poço Fundo”, em homenagem à cidade, e ainda interpretou outra música, que fazia uma forte crítica à política brasileira.
Encerradas as apresentações, todos os presentes visitaram as tendas, que traziam um levantamento dos micro-biomas gimirinenses, mostrando, com detalhes, as características de comunidades como Paiolinho, Cachoeira Grande e Quebra Machado.
Alunos do IFSuldeMinas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas) – Campus Machado fizeram uma exposição de taxidermia, com animais comuns na região, inclusive peçonhentos (os que mais chamavam a atenção). Outra atração do evento foi o espaço da Associação Unidos pela Inclusão, que dava ênfase ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado em 2 de abril (data oficial do Aniversário de Poço Fundo).