COMBATENDO O DIABETES

SAÚDE

Você sabia que o Brasil é o quinto país com o maior número de pessoas acometidas pelo diabetes, ficando atrás somente de China, Índia, Estados Unidos e Paquistão, que possuem, respectivamente, populações maiores que a tupiniquim? Aqui, milhões de cidadãos sofrem com esta enfermidade. E muitos deles fazem tratamentos variados para amenizar os sintomas e consequências da doença, como alterações nos pés.
Diante disso e pensando em uma nova forma de trabalhar e melhorar os sintomas e a saúde de pessoas diabéticas, a fisioterapeuta e doutoranda em pela Unifal (Universidade Federal de Alfenas), Roberta Oliveira, iniciou uma modalidade de tratamento gratuito para pacientes que queiram acabar com diversos tipos de incômodos decorrentes da enfermidade.
“Com a chegada da pandemia e ciente de que o diabetes pode agravar a situação de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, decidi elaborar uma tese que demonstrasse a eficácia de tratamentos circulatórios na região dos pés, a fim de evitar que os pacientes sofram consequências drásticas causadas pela doença, como formigamentos, dores, queimações, falta de circulação e de sensibilidade ou até mesmo a morte”, ressalta Roberta. “Dessa forma, iniciei um programa totalmente gratuito de avaliação e exercícios para combater os referidos problemas, objetivando atingir o maior número de pacientes possível”.
Ainda conforme a fisioterapeuta, com esta nova modalidade de tratamento, as alterações nos pés passam a ser amenas, e este é um dos benefícios que a pesquisa pretende comprovar. “As alterações nos pés são comuns em pessoas diabéticas. Por isso, resolvi desenvolver esse novo método de associar os exercícios ao combate das mudanças corporais dos pacientes, comprovando que esta união só traz benefícios aos participantes do projeto. Hoje, ofereço esta técnica a moradores de Poço Fundo e região com a meta exclusiva de melhorar os sintomas e a saúde dos pés de pessoas diabéticas. Portanto, a quem necessita, faço o convite: venha cuidar dos seus pés e de sua saúde totalmente de graça! Agende sua avaliação e comece a fazer os exercícios”.
Para participar do programa, o interessado deve entrar em contato com a própria Roberta pelo telefone (35) 99771-6810.

O diabetes

O diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina – hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar), transformando-as em energia para a manutenção das células do organismo humano.
O diabetes pode causar o aumento da glicemia, e as altas taxas levam a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins, nos nervos, além de prejudicar a circulação, ocasionando as amputações dos pés. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, atualmente, no país, existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população.
Além disso, o diabetes é uma das comorbidades que mais agravam os sintomas do Covid – 19.