NOVA MISSÃO DO ARCANJO EM POÇO FUNDO

SAÚDE

O helicóptero Arcanjo 2, utilizado para transporte de pacientes em situação de risco para hospitais de referência em toda a região do Sul de Minas, a partir de Varginha, teve que cumprir mais uma missão pela vida no município de Poço Fundo, na tarde do último dia 31 (quarta-feira). Um homem que teve complicações durante uma cirurgia foi a vítima removida desta vez.
Evaldo da Silva (56 anos) passava por um procedimento simples, relacionado a uma hérnia inguinal, mas, no decorrer da operação, teve a artéria femural atingida pelo bisturi do médico, perdendo muito sangue.
O caso era tão sério que os métodos de estabilização foram feitos ainda no Hospital de Gimirim pela equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel e Urgência), que atua em consórcio com o Corpo de Bombeiros neste tipo de resgate.
Em estado grave e inconsciente, Evaldo foi levado para o Hospital Universitário Alzira Velano, em Alfenas, num voo de pouquíssimos minutos e com total segurança, algo que provavelmente seria impossível num transporte por terra.
Logo que chegou ao hospital de referência, o paciente foi direto para a mesa de cirurgia e passou por um procedimento chamado de “revascularização”, que durou cerca de cinco horas. Depois, seguiu para o CTI (Centro de Terapia Intensiva).
Seu estado, até o fechamento desta nota, era estável, mas ainda grave. A maior preocupação era com a possibilidade de uma embolia e, por isso, havia necessidade de um cuidadoso monitoramento de seu quadro.