CRATERA AVANÇA EM RUA DO CENTRO E PREOCUPA MORADORES

CIDADE

Uma cratera de aproximadamente quatro metros quadrados e com a mesma proporção de fundura tem preocupado (e muito) moradores e comerciantes residentes no cruzamento das ruas Joaquim Ferreira Lima e Barão de Alfenas, no Centro. Aparecido há mais de um mês, em decorrência dos rompimentos das redes de esgoto e pluvial, o enorme buraco já engoliu grande parte da base da via e do calçamento e, agora, passa a ameaçar a estrutura de imóveis próximos, inquietando quem transita ou mora por lá. Serviços básicos, como a coleta de lixo, estão sendo prejudicados naquele setor do perímetro urbano. Os reclamantes alegam estar cansados de pedir soluções para o dissabor junto à Prefeitura, que, prometeu, há semanas, por meio da Secretaria de Obras, solucionar o problema. No entanto, até o momento, nenhuma ação efetiva foi tomada.
De acordo com um empresário, que pediu para não se identificar com medo de sofrer represálias, o dissabor já virou caso de Polícia e demonstra o desdém com que o Poder Executivo vem tratando os problemas estruturais do município. “Estamos encabulados de ver tanta incompetência em um só setor da Prefeitura. Há mais de um mês, quando o buraco surgiu, chamamos os representantes da Secretaria de Obras para analisar a situação. Eles estiveram aqui, olharam, colocaram uns cavaletes e disseram que viriam no outro dia arrumar. Porém, faz mais de um mês que não dão as caras aqui. Se já não bastasse o fedor insuportável oriundo da rede de esgoto, que está a céu aberto, e o perigo oferecido a pessoas ou veículos que passam por aqui, agora, a cratera está aumentando, indo em direção às residências, podendo até comprometer as bases das mesmas. Vão esperar acontecer uma tragédia para vir colocar panos quentes na situação? Não é só a saúde dos moradores que está em risco, mas, sim, a segurança de todos que por aqui transitam”.
Ainda segundo o reclamante, até um edil da Situação, com quem ele foi falar, o aconselhou a tomar medidas drásticas em relação ao caso. “A condição aqui está tão calamitosa que fui pedir ajuda a um vereador do PT (Partido dos Trabalhadores) e ele simplesmente falou pra procurarmos a Polícia e registramos um Boletim de ocorrência, pois só assim garantiríamos nossos direitos perante este caso que já está ‘passando de graça’. Só não fiz isso ainda porque acho que os responsáveis por este dissabor são os servidores da Prefeitura e da Secretaria de Obras. Poço Fundo foi abandonada pela Administração. É revoltante ver algo assim e saber que estão pouco se lixando para o povo”.
Outro setor que vive o mesmo tipo de problema é a Rua Ferreira de Assis, também no Centro. Há mais de duas semanas, um pequeno buraco tem só aumentado de tamanho e nada é feito pelo Executivo para eliminá-lo. “A cidade está parecendo um queijo suíço de tantas crateras que tem. Será que o prefeito entregou os pontos no último ano de mandato? Será que não tem pulso firme para cobrar ações de seus subordinados ou será que não anda pela cidade que administra? Está ficando cada dia pior. Só Deus para nos acudir”, desabafou um comerciante que também preferiu ficar no anonimato.
Diante de tantas queixas, a reportagem do JPF tentou entrar em contato com o secretário de Obras, Élbio Pinto, para obter um parecer sobre os casos citados, mas sem sucesso.

* Reportagem publicada na edição 505 do JPF, veiculada no dia 7 de março de 2020.