SABE QUE DIA É HOJE? 150 ANOS DO ROÇADO QUE MARCOU O INÍCIO DO NÚCLEO URBANO DE POÇO FUNDO

CIDADE

* Por Júlio Olivar

O verdadeiro aniversário de Poço Fundo é 9 de março se considerarmos a data do roçado que marca, simbolicamente, a fundação da Vila de Machadinho. Hoje, portanto, Poço Fundo fez 150 anos.

Oficialmente, todos se referem ao dia 2 de abril de 1870 como a data do roçado feito pelos escravizadas do capitão Francisco Ferreira de Assis como marco inicial do povoado. Porém, a verdade é que a referida data é a da assembleia de fazendeiros realizada no bairro da Bocaina.

Não há nenhum problema, do ponto de vista histórico, em dizer que a data da fundação formal seja o 2 de abril, como sempre foi comemorado. O único equívoco — repetido por inúmeras fontes — é a alusão de que o roçado também tenho sido feito naquele dia.

Na manhã de 9 de março de 1870, foi executada a clareira equidistante das fazendas principais do bairro do Machadinho, então parte integrante do Distrito de Machado, que, por sua vez, integrava o município de Alfenas, criado havia apenas um ano.

O roçado foi feito para erigir-se o templo improvisado dedicado a São Francisco de Paula, nome em homenagem a Francisco Ferreira de Assis. Na ocasião, apresentou-se a Banda da Mata, liderada pelo jovem Francisco Salles Pereira, três de seus irmãos e dois primos, que chegaram ao lugarejo pouco antes. Coronel Chico Salles, como acabou conhecido, fora retratista e tropeiro, antes de tornar-se fazendeiro e primeiro produtor de café do distrito, na Fazenda Central.

Assim como o fundador Ferreira de Assis, o também capitão José Dias de Gouvêa (futuro Barão de Alfenas) estava presente ao ato solene do feitio do roçado. Além deles, o tenente Manoel Coutinho Rezende fez parte da comissão construtora da Igreja, inaugurada em 1875.

Os três moravam na circunscrição do Machadinho desde a década de 1850. Ao lado de outros pioneiros, são considerados os idealizadores da instituição do curato, ou seja, zona provida de um padre — estágio inicial, à época em que havia a união Igreja-Estado, para elevação do lugar a distrito, vila e município.

Curiosamente, Poço Fundo é um dos poucos municípios brasileiros que celebram a data da sua fundação, e não a data da sua emancipação político-administrativa, que, no caso, ocorreu em 1923, porém, com sua efetiva instalação acentuada a 24 de maio da 1924.

Mais detalhes sobre esta interessante história você confere na próxima edição impressa do Jornal de Poço Fundo.