FOGO DESTRÓI QUARENTA HECTARES DE PASTAGENS

CIDADE

Um incêndio de grandes proporções causou enorme prejuízo a pequenos produtores rurais poço-fundenses, donos de terras entre a rodovia MG 179 e o bairro Pinhalzinho, na tarde do último dia 13 (sábado). As chamas destruíram uma ampla área de pastagens e, por pouco, não atingiram residências e cafezais.
Ainda não se sabe o que pode ter originado o fogo, embora haja uma ideia de onde ele começou: nas proximidades de um lago às margens da rodovia, perto de um recinto de leilões. Uma ponta de cigarro ou acendimento deliberado estão entre as possibilidades, já que alguns focos foram vistos na noite do dia 12 (sexta-feira). A grama, seca por conta das últimas geadas, de repente, foi completamente tomada na data seguinte e as labaredas se espalharam rapidamente.
Pelo menos dez sítios, totalizando quarenta hectares, foram atingidos. Os donos das terras trataram de retirar suas criações para locais seguros e tentaram controlar o incêndio, mas sem sucesso. A fumaça era tão densa e alta que dava para vê-la do perímetro urbano gimirinense.
A Polícia Militar acionou o Corpo de Bombeiros de Alfenas, que se comprometeu em ajudar no combate e na eliminação das chamas. Quanto aos danos causados, esses não tiveram uma estimativa feita.