MORADORES SE REVOLTAM COM SUJEIRA E QUALIDADE DA ÁGUA NO PAIOLINHO

CIDADE

Moradores do Distrito do Paiolinho entraram em contato com nossa reportagem na última sexta-feira (16) para fazer um protesto contra dois grandes problemas que vem enfrentando. O mais grave deles está relacionado ao abastecimento de água da comunidade, que por enquanto ocorre por meio do caminhão pipa da Prefeitura de Poço Fundo. A questão é que a qualidade do líquido quando do contato com nossa equipe era péssima, totalmente imprópria para consumo. Além disso, falhas na limpeza pública também estão causando dissabores, e até acidentes.
A reclamação veio de donas de casas da rua Ximenes César. Segundo elas há alguns dias há um racionamento de água no Distrito, e por conta disso o caminhão pipa é quem tem enchido a caixa d’água. Não se sabe por qual motivo, o líquido que tem saído das torneiras apresenta coloração avermelhada, barrenta. “Não tem como fazer comida com isso, e tampouco matar a sede. Não sabemos se é por falta de limpeza na caixa ou se o caminhão é que já está trazendo essa água suja, mas o fato é que isso mostra um tremendo descaso com a gente que mora no Paiolinho. As imagens não deixam dúvidas quanto à sujeira que temos recebido nessa água”, disse uma das reclamantes.
Outro grande dissabor está relacionado à limpeza pública da localidade. De acordo com as moradores, os responsáveis por este trabalho estariam cometendo falhas, deixando ruas e outros logradouros sem a devida atenção. Por causa disso, até acidentes aconteceram: pilotos teriam ficado feridos depois de escorregar com suas motos em palha de café que ficou espalhada numa das vias. Sem falar da poeira que toma conta de tudo, porque alguns pontos de grande movimento não tem calçamento ou asfalto.
Ainda de acordo com as reclamantes, contatos já teriam sido feitos com a Prefeitura, na busca de soluções, mas não chegaram sequer respostas.

Bomba quebrada

Entramos em contato com a Secretaria de Obras de Poço Fundo, e lá a informação obtida foi de que os problemas relacionados ao fornecimento de água se dão por conta de defeito em uma bomba, mas providências já foram tomadas para que o conserto ocorra o mais breve possível. Sobre a água barrenta, a resposta foi de que o fato não havia sido repassado ao órgão, mas diante da denúncia uma equipe seria enviada ao local para avaliar extensão do problema e descobrir a origem da sujeira, pois o líquido fornecido seria potável e limpo (ou pelo menos esta seria a intenção).
Da Secretaria, também veio a reclamação de que os próprios moradores não estariam colaborando, pois bastava o tanque fazer um descarregamento, no retorno já se encontrava pessoas lavando calçadas ou algo parecido, sem preocupar-se com o desperdício.
Já sobre a sujeira nas ruas, a justificativa é que por conta dos problemas com a caixa d’água um dos funcionários responsáveis por este setor teve que ser deslocado para o conserto da bomba, mas outro seria direcionado para o seu lugar até o término dos trabalhos.
Na próxima segunda-feira, entraremos em contato com os moradores do Distrito novamente, para saber se os problemas foram sanados.