SAMU CAPACITA PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE CINCO CIDADES EM POÇO FUNDO

SAÚDE

Motoristas de ambulâncias, enfermeiros, técnicos de Enfermagem e médicos de PSF´s (Programa Saúde da Família), UBS´s (Unidades Básicas de Saúde) e hospitais de cinco cidades da região participaram, nos últimos dias 11 e 12 (quarta e quinta-feira), de um treinamento especial no Centro de Pastoral Monsenhor Afonsinho, em Poço Fundo. Cerca de setenta profissionais receberam orientações e capacitações para atendimentos em urgência e emergência, em um curso ministrado pelo NEP (Núcleo de Educação Permanente) do Cissul/SAMU (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região Sul de Minas/Serviço de Atendimento Móvel e Urgência). Além da cidade sede, estavam presentes membros da área da Saúde de São João da Mata, Serrania, Carvalhópolis e Machado (que tem a base do SAMU neste setor).
De acordo com Kátia Ferreira, coordenadora do NEP Cissul/SAMU, este trabalho é realizado periodicamente e visa atender aos 152 municípios que compõem a rede de urgência e emergência na região. “É um momento especial, que costumamos chamar de ‘troca de informações’, pois, ao mesmo tempo em que repassamos conhecimentos, aprendemos mais sobre a realidade de cada cidade”.
O treinamento é feito em vinte horas/aulas, com teoria e prática, e os participantes, além de receberem um certificado, se tornam aptos a efetuar serviços tanto na área de trauma como no setor clínico, no atendimento pré-hospitalar. Kátia cita os condutores de ambulância como exemplos do que isso significa. “Os motoristas, que, agora, passam a ser chamados de condutores-socorristas, já não podem mais ser considerados leigos. Estão prontos para fazer também o atendimento de primeiros socorros. Muitas vezes, a ambulância do município chega antes de nossas viaturas exatamente porque esses profissionais conhecem bem a área, especialmente na zona rural. Ele pode, por exemplo, iniciar a preparação do paciente para que, depois, os componentes do SAMU assumam os trabalhos”.
Ainda de acordo com a coordenadora, a ideia é fazer com que todo o aprendizado se espalhe pela rede de Saúde, formando multiplicadores. “Quem faz o curso deve passar adiante o que absorveu, porque este é o principal objetivo: treinar, treinar e treinar! Ninguém pode dizer que já sabe tudo, mas, sim, que sempre assimilará algo novo”.