ESTACIONAMENTOS IRREGULARES EM ÁREAS DE CANTEIROS GERAIS PODEM GERAR INFRAÇÕES GRAVES, MULTAS E REMOÇÕES DE VEÍCULOS

POLÍCIA

* Matéria publicada na edição 545 do Jornal de Poço Fundo

Infração grave, multa e remoção do veículo. Estão aí três sanções que podem ser aplicadas pela Polícia Militar perante motoristas que desrespeitarem o Capítulo XV do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) referente ao estacionamento de carros, motocicletas e utilitários ao lado ou sobre canteiros centrais de avenidas e demais vias. A divulgação e a conscientização sobre esse descumprimento de regra constatado rotineiramente em Poço Fundo foram solicitadas pelo comandante do 2º Pelotão, o tenente Ricardo Gonçalves, recentemente empossado no município.

De acordo com o responsável pela fração local da Corporação, após alguns levantamentos e confirmações do cometimento de diversas irregularidades por parte de motoristas, faz-se necessário emitir uma orientação acerca de estacionamento em vias que possuem canteiro central. “Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, no Capítulo XV, intitulado ‘Das Infrações’, constitui infração de trânsito estacionar veículo ao lado ou sobre canteiro central, conforme descrição do Artigo 181, Inciso VIII, que diz: ‘estacionar o veículo no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público, caracteriza infração grave, com penalidade de multa e medida administrativa de remoção do veículo. Sendo assim e andando pelas vias de Poço Fundo, percebi que, atualmente, na cidade, o cometimento dessa infração tornou-se um hábito. Nesse sentido, a Polícia Militar vem, através deste conceituado meio de comunicação, orientar, inicialmente com cunho educativo, para que os proprietários de veículos automotores (carros, motocicletas, caminhões, etc.) não estacionem em desacordo com a previsão do Código de Trânsito Brasileiro, para que não venham a sofrer as consequências previstas na Lei Federal”.
Ainda conforme o tenente Ricardo, os principais lugares em que as irregularidades foram flagradas são as ruas Delegado Dário Massafera, Coronel José Dias e as avenidas José Soares Pinho e João Gonçalves de Lima, no bairro Nova Gimirim. “A lei vale em todo o território nacional. E as ruas citadas são exemplos recorrentes em que detectamos o desrespeito às normas do Código de Trânsito Brasileiro. Por isso, pedimos que todos fiquem atentos para não cometerem infrações e terem que pagar por isso. Estamos, primeiramente, orientando a população para que não persista no erro. Se não houver outra forma, teremos que fazer cumprir a Lei”.
As rondas preventivas e ostensivas nos lugares citados devem ser intensificadas nos próximos dias.