FÉRIAS SEGURAS

POLÍCIA

A Polícia Militar promoverá, durante o mês de janeiro, em todo o Estado de Minas Gerais, a Operação Férias Seguras 2021. O projeto, lançando oficialmente em Poço Fundo no último dia 7 (quinta-feira), consiste no emprego orientado do policiamento, além das demandas ordinárias, objetivando a prevenção aos delitos, com foco principal nos centros comerciais, em locais de maior aglomeração de pessoas e em áreas residenciais, reprimindo qualquer tipo de crime, especialmente os praticados contra o patrimônio.
De acordo com o segundo tenente do Pelotão gimirinense, Edson da Fonseca, o período de férias em algumas regiões ocasiona um aumento de imóveis com ausência de moradores e, consequentemente, a falta de vigilância adequada. “Nessa época, é muito importante orientar toda a população a adotar ações preventivas para dificultar e coibir eventuais delitos que normalmente o cidadão pode incorrer em descuido, vindo a se tornar um alvo fácil de criminosos. Além do trabalho policial, as dicas de segurança auxiliam a população, orientando-a sobre os cuidados que cada um deve ter principalmente em áreas comerciais, com grande movimentação de pessoas e quando for sair de casa”.
Ainda conforme o segundo tenente, para coibir a criminalidade nesse período de férias, o ideal é seguir quatro dicas básicas. “Primeiramente, antes de se ausentar da residência, confira se as portas, janelas e portões estão trancados, de modo adequado, e os alarmes devidamente acionados. Evite colocar cadeados do lado externo do portão, pois isso poderá evidenciar a saída de moradores. Se possível, reforce portas e janelas com fechaduras auxiliares. Em segundo lugar, comunique-se com seus vizinhos ou gente de confiança. Na sua ausência, o imóvel deve ser observado e, diante da presença de qualquer indivíduo ou veículo suspeito, a Polícia Militar deve ser acionada imediatamente para realizar a abordagem. Só deixe a chave da residência com pessoas de absoluta confiança. Além disso, evite deixar o imóvel com aparência de local vazio. Cortinas e persianas totalmente fechadas, a mesma lâmpada acesa dia e noite, acúmulo de correspondências e jornais denunciam a ausência de moradores. Por fim, evite deixar escadas e outras ferramentas facilitadoras para a ação de criminosos e acesso ao bem. Fique atento e proteja seu patrimônio”.
O ato simbólico de lançamento da operação no município se deu em frente ao Portal.