AÇÃO PELA VIDA E CONTRA O SUICÍDIO

SAÚDE

Chegou o nono mês do ano, e, junto com ele, também vem a campanha “Setembro Amarelo”, que trata de um tema considerado “tabu” pela sociedade: o suicídio. Instituída no país desde 2014, por intermédio da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina), a iniciativa cresceu e já conquistou o Brasil inteiro ao cumprir o seu objetivo de prevenir e reduzir os números provenientes de ações de autoextermínio. O dia 10 (hoje) é, oficialmente, a data mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

Somente no Brasil são confirmados, aproximadamente, 12 mil suicídios anualmente e mais de um milhão em todo o planeta. E esta triste realidade registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. 97% dos suicídios estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias tóxicas.

Para celebrar a data em todo o território nacional, constantemente, os membros da ABP e do CFM promovem ações que visam conscientizar as pessoas, mostrando como podem ser identificados sinais de que alguém tem a tendência de se matar e dando dicas valiosas sobre como ajudar quem passa por situações difíceis a evitar, de várias formas, a chegada neste ponto crítico.

Além disso, as entidades ainda promovem ações que possam dar notoriedade à causa, como a iluminação de monumentos históricos, pontos turísticos e espaços públicos e privados no Brasil inteiro. Caminhadas e atividades que visam a conscientização sobre este importante tema também são promovidas pelo país afora, em parceria com órgãos de Saúde estaduais e municipais.

Este ano, devido à pandemia do Covid – 19, as atividades de prevenção ao suicídio e ligadas à campanha “Setembro Amarelo” estão sendo mais comedidas justamente para evitar o contato direto entre profissionais, apoiadores e pacientes.

Em Poço Fundo, até o fechamento desta edição, nenhuma ação referente ao tema havia sido divulgada pela Secretaria de Saúde.

 

Índices

 

De uns tempos pra cá, Poço Fundo tornou-se uma cidade com altos índices de suicídio. Em um levantamento feito pela reportagem do JPF, entre 2011 e 2020, os números foram preocupantes. Fazendo a média com base nas estatísticas oficiais, por ano, foram cometidos três suicídios e, pelo menos, uma tentativa.

Ainda conforme a pesquisa, 2012 foi o pior ano nessa modalidade. No total, foram sete mortes e três tentativas confirmadas. Nos demais, os números variam entre uma e quatro ocorrências.

Na grande maioria dos casos, as ações são cometidas por meio de enforcamento. No restante, as causas são: envenenamento, corte de pulsos, disparo de arma de fogo contra a região craniana, perfurações em áreas letais do corpo (como pescoço e abdômen) e uso de medicamentos ou substâncias tóxicas.