EM BUSCA DE AUXÍLIO

CIDADE

Revitalizar um local de extrema importância para a cultura poço-fundense e poder criar um espaço que atenda às demandas de grupos artísticos municipais ou que visitam a cidade. É com este intuito que a integrante da Associação dos Congadeiros de Poço Fundo, Aparecida Moreira (65 anos), a “Cida do Argemiro”, engajou uma campanha de reconstrução do Clube Recreativo Euclides Laudino, “O Clube dos Pobres”, situado na Praça Antônio Velani, na comunidade de São Benedito. Buscando incessantemente por doações junto à população, a empresas privadas e até mesmo ao Poder Público, a aposentada não se cansa da batalha, e avisa: “não sei quando, mas alcançarei este objetivo”.

Segundo a própria Aparecida, a ideia de revitalizar o clube surgiu quando a mesma sentiu que uma parte importante da cultura gimirinense estava se perdendo e poderia literalmente vir ao chão por falta de administração. “Desde que foi interditado, há 16 anos, por problemas que não me recordo, fiquei encabulada com aquela situação e prometi a mim mesma que não deixaria uma história tão bonita se acabar da noite para o dia, ainda mais porque o referido lugar leva o nome do meu avô. Então, por ver o clube se acabando e correndo o risco de virar apenas outro prédio condenado, resolvi tomar uma atitude. O primeiro passo foi recompor a Diretoria, já que se trata de uma instituição, e da qual agora sou presidente. Feito isso, organizei toda a papelada necessária e saí às ruas para pedir auxílio financeiro à comunidade poço-fundense, já que não recebemos nenhum tipo de incentivo ou subvenção por parte do Poder Público. Daí em diante começou a minha luta, que não tem sido fácil. Porém, prometi a mim mesma e aos meus ancestrais que, com um trabalho honesto, conseguirei reativar o local para atender às necessidades culturais do município, principalmente dos grupos esquecidos e que precisam de um lugar para promover suas manifestações artísticas”.

Ainda conforme Cida, qualquer tipo de ajuda será de grande valia. “Sei que sem o apoio das autoridades tudo fica mais difícil. No entanto, não podemos deixar a peteca cair. Não posso deixar o tempo deteriorar um espaço que já foi a referência da cultura gimirinense. Este clube tem uma importante contribuição com os maiores movimentos artísticos de Poço Fundo. Muitos carnavais foram feitos ali, a Congada sempre utilizou aquele ponto como uma sede. Devido a isso, não posso ficar de braços cruzados e ver tudo se acabar com o passar dos anos. Precisamos do auxílio de amigos, de empresários, de pessoas que realmente queiram colaborar com a manutenção da nossa cultura. Não estamos pedindo doações para reconstruirmos algo a nosso favor, mas, sim, em prol do povo de Poço Fundo. Por isso, qualquer tipo de ajuda será bem-vinda. Temos um projeto, e queremos executá-lo. Mas, para isso acontecer, é necessário que almas caridosas ou investidores abracem a causa. Estou batendo de porta em porta e, graças a Deus, cada um contribui com o que pode, mas falta muito ainda. Sendo assim, peço, a quem puder, a doação de qualquer quantia, pois pretendemos concluir este projeto, que será de grande valia para a cultura local. Agradeço a todos que já ajudaram e conto com a compreensão dos que ainda podem contribuir”.

“O clube foi fundado em 1975, pelo então prefeito Roberto Assi, que doou o espaço para a ‘comunidade pobre e negra, que não tinha um ponto para fazer seus bailes e se divertir. Como abracei a causa e me propus a reconstruir o referido lugar, prometi a mim mesma que vou até o fim para revitalizá-lo, criando uma nova casa de eventos destinada aos grupos que realmente necessitam”, completou Aparecida.

Até o momento, com todo o dinheiro arrecadado através das visitas feitas a residências e estabelecimentos comerciais, Cida já conseguiu construir um cômodo na área de fundos do imóvel. Porém, ainda falta muita coisa, como a troca do telhado, do madeiramento, além da reestruturação de todo o prédio.

Portanto, quem quiser contribuir com a causa basta entrar em contato com a própria Aparecida pelo telefone (35) 99898-9890.