COOPFAM SE DESTACA NOVAMENTE NA MAIOR FEIRA DE ORGÂNICOS DO MUNDO

CIDADE

Quatro dias de fóruns, reuniões, novos sabores e negociações. Assim foi a Biofach 2018, encerrada no último dia 17 (sábado) e na qual a Coopfam (Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região) participou mais uma vez, representando a agricultura familiar gimirinense e brasileira. Considerada a maior feira de produtos orgânicos do mundo, a Biofach aconteceu em Nuremberg, na Alemanha. Neste ano, a SEAD (Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário) proporcionou a ida de nove cooperativas tupiniquins, selecionadas por meio de chamada pública, para levarem à Europa os sabores típicos do país.

No estande Brasil – Family Farming estavam presentes, além da entidade barriga verde, a Cootap (Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre), Cooperacre (Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre), Coodapis (Cooperativa para o Desenvolvimento da Apicultura do Nordeste), Fazenda Bacuri, Reca (Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado), Weber Haus, Frutiperola e Coopercuc (Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos). Os produtos apresentados foram o café (Familiar da Terra e Orgânico Feminino, de Poço Fundo), arroz, castanha-do-brasil, mel, geleias, licores, polpas e cachaças.

Segundo a SEAD, com a participação na feira, os agricultores realizaram 223 contatos comerciais, que geraram o volume de negócios fechados e prospectados de aproximadamente US$ 2,4 milhões, o equivalente a mais de R$ 7 milhões no câmbio atual.

A Sead, em parceria com a GIZ (Agência de Cooperação Alemã), no âmbito do projeto “Mercados Verdes e Consumo Sustentável”, apoiado pelo consórcio ECO Consult-IPAM, organizou rodadas de negócios para os nove empreendimentos da agricultura familiar. E todos os encontros foram altamente produtivos.

Representando a Coopfam em Nuremberg, o gerente Daniel Penha, teve dias bem movimentados. Ele reuniu-se com o secretário adjunto da SEAD, Jefferson Coriteac, esteve com membros da GIZ – Consultoria de Mercado Internacional, fez uma visita técnica à mais moderna estufa de olerículas e plantas medicinais de Nuremberg (a propriedade Krautergurt), foi ao Biomarkt Lauf (rede que comercializa somente produtos orgânicos) e participou da solene entrada dos empreendimentos junto à delegação brasileira no primeiro dia da feira. Depois disso, já com o estande em plena atividade, também fez vários contatos comerciais e se encontrou com renomados representantes de importadoras do Fair Trade e da CLAC.

Daniel voltou ao Brasil no início desta semana, com boas experiências na bagagem e a certeza de que a Coopfam, a cada ano que passa, cresce e ganha espaço no cenário internacional.

 

Mulheres rurais

 

O ano de 2018 é dedicado pela ONU (Organização das Nações Unidas) à mulher rural com o objetivo de ressaltar seu papel na economia agrícola e discutir, prioritariamente, os desafios para se alcançar a igualdade de gêneros e o empoderamento do sexo feminino no campo.

Para evidenciar a relevância da pauta para a SEAD, a portaria do Sipaf (Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar) está sendo reformulada, com vistas a incluir a franquia “Mulheres Rurais”, criando a marca para os produtos feitos por estas trabalhadoras. A previsão é que a nova portaria instituindo este selo seja divulgada no Diário Oficial da União ainda em fevereiro.

Na Biofach, a valorização também foi abordada. O secretário especial da SEAD, Jefferson Coriteac, destacou o papel das mulheres no evento, afirmando que é muito importante a participação delas em todas as ações, principalmente no meio rural. Na feira, mais de 50% dos expositores brasileiros eram do sexo feminino.

A Coopfam, por sua vez, já vem dando o exemplo desta busca pela igualdade há muito tempo, e tinha como carro chefe de seus produtos na Alemanha exatamente o Café Orgânico Feminino, feito exclusivamente por mulheres e que vem se tornando conhecido não só pela qualidade como pela história que existe por trás de sua produção.