NATUREZA SURPREENDE POÇO-FUNDENSES COM VISÕES INÉDITAS

MEIO AMBIENTE

Apesar das constantes agressões sofridas, a natureza tem sido altamente generosa com os poço-fundenses, pelo menos para os que estão atentos ao que ela pode oferecer. Animais difíceis de serem vistos na região são flagrados pontualmente e parecem ter escolhido os últimos 15 dias para surpreender moradores das áreas rural e urbana.
Os primeiros a comemorarem uma visão inédita foram os membros do grupo Moto Trilheiros de Poço Fundo. Os componentes, que encaram belos e desafiantes passeios pelas estradas gimirinenses, são amantes da aventura e do meio ambiente e, talvez por isso, foram presenteados com um quase improvável encontro com um tamanduá-mirim no alto do bairro Serra dos Coutinhos. O bicho estava correndo perigo no meio da estrada, mas os rapazes fizeram com que o animal voltasse pra dentro da mata, sem perder a chance de filmá-lo e fotografa-lo.
Outros moradores também enviaram à reportagem do JPF imagens de um bicho que não é desta região e tem aparecido em pontos diferentes, em períodos cada vez mais próximos. O tuiuiú de pescoço vermelho já foi visualizado e teve a presença registrada por várias pessoas na área entre as comunidades Morais e Barra Grande.
Na “Estrada da Ponte Azul”, caminho para o bairro Piedade, o espetáculo das garças em um bambuzal perto do setor urbano ficou tão comum que muita gente passa por lá e nem percebe que, entre elas, estão também os desconfiados socós-dorminhocos, biguás e garças-reais. Basta parar um pouco no horário de chegada dos pássaros habituais para conseguir observar estes.
Já na “cidade” foi uma coruja-diabo (ou mocho-diabo) que chamou a atenção. A bela ave de rapina provavelmente sofreu um acidente nas proximidades da Prefeitura e feriu uma das asas. Uma mulher que reside naquelas redondezas evitou que ela fosse atacada por cães e a colocou numa árvore logo na entrada lateral do Paço Municipal. Muita gente fez questão de ir ao local para fotografá-la e admirá-la, enquanto todos eram observados, com atenção, pelos grandes e belos olhos amarelos do animal. Por fim, ele acabou sendo resgatado por um funcionário do Executivo e encaminhado à unidade do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Alfenas.
As cenas registradas até parecem passar uma mensagem, um aviso da Mãe Natureza do que o homem pode perder ao promover queimadas, poluição, caças ilegais e invasões imobiliárias nas matas.