PROMOVENDO A ARTE DE RUA

CULTURA

Dois dias de muita arte, pintura, música e atrações culturais. Assim promete ser o evento “PF Detona”, programado para acontecer neste fim de semana, nos dias 9 e 10 (sábado e domingo, respectivamente), nas proximidades do Estádio Municipal Gesner Ferreira, mais conhecido como “Campo da Liga”. Organizado pelas jovens Bianca de Oliveira (19 anos) e Maria Eduarda Caliari (17), o acontecimento tem como objetivo ampliar os horizontes artísticos-culturais locais, promovendo técnicas do grafite e, ao mesmo tempo, ofertando ao público é à sociedade em geral um olhar diferenciado sobre as artes das ruas. As atividades serão desenvolvidas por artistas de diversas localidades, que estarão na cidade, única e exclusivamente, para participar do agito.

De acordo com Bianca, uma das idealizadoras do projeto, o “PF Detona” servirá não só para mostrar os variados meios de expressões existentes no mundo artístico como também será o pontapé inicial para que mais pessoas se interessem por este universo, considerado esquecido pelos próprios adeptos. “Como todos sabem, o grafite sempre foi visto de uma maneira muito marginalizada. Então, após acompanharmos atos de valorização desse tipo de cultura em outros lugares, resolvemos fazer esse projeto independente em Poço Fundo, para poder dar notoriedade às diversas formas de expressão e, quem sabe, aguçar o mesmo sentimento em outras pessoas que amem as artes. No começo foi difícil, mas não desistimos e corremos atrás. Conseguimos alguns patrocínios, fizemos parcerias com pessoas de outros lugares e daqui da cidade, e a ‘coisa’ ganhou corpo. Obtivemos uma credibilidade maior, e desenvolvemos o projeto, que acontecerá nos próximos dias”.
Ainda segundo Bianca, durante o evento, os participantes poderão acompanhar diversas apresentações e confecções de trabalhos. “Nos dias de atividades, vamos ter DJ, grafiteiros, b-boys e uma batalha de rimas. Tudo será no entorno do Campo da Liga, onde o pessoal do grafite vai utilizar os muros do estádio para pintar suas criações, tudo com a autorização da diretoria da entidade. Além disso, teremos outros eventos e números de danças. Serão dois dias de muita arte e promoção da cultura. Quem comparecer não vai se arrepender”.
“Até o momento, já temos mais de vinte artistas com as presenças confirmadas. Eles virão de várias cidades do Estado de São Paulo, como da capital, e de Minas Gerais, como Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, Machado, Bom Repouso, Poços de Caldas e, claro, Poço Fundo. Esperamos que este seja o pontapé inicial para lançarmos mais projetos assim no município, a fim de valorizar o grafite e dar vida aos muros espalhados pelo perímetro urbano, além de obter o apoio da população para demonstrar que nossa arte é legítima e inofensiva. Ela vem só para agregar, e não o contrário. Outra meta que esperamos alcançar depois do evento é começar a fazer oficinas para as crianças que se identifiquem com o grafite, que tenham vocação para esse tipo de arte. Este é o início de uma coisa grande que estamos sonhando para a nossa cidade. Vamos fazer por etapas para tentar chegar onde queremos. Portanto, convidamos a galera para participar e receber um pouco dessa cultura, melhorando a visão sobre a arte em Poço Fundo, que é um município cheio de talentos, mas não possui eventos dessa natureza. Aguardamos todos, principalmente os jovens, para que se sintam incentivados a adentrar esse meio”, finaliza Bianca.

O “PF Detona” começa a partir das 8h30 e não tem um horário específico para terminar.

APOIO: