RAÇÃO POÇO FUNDO: UM NOVO CONCEITO EM ALIMENTAÇÃO ANIMAL

INFORME PUBLICITÁRIO

O município acaba de ganhar mais um empreendimento em prol da pecuária e da agricultura. Trata-se da fábrica da Ração Poço Fundo – Nutrição Animal de Qualidade, recém-inaugurada pelo casal de empresários Cleuton de Carvalho (41 anos) e Eveline Mendes (34), com grande apoio profissional do zootecnista Laerte Prates (58), responsável pela montagem e desenvolvimento do projeto. Também proprietários da Agropecuária Mãe Rainha, os empreendedores enxergaram na iniciativa uma possibilidade de crescimento e de prestar um serviço de qualidade aos produtores rurais locais. Em uma solenidade simples, promovida no último dia 10 (quarta-feira), na sede da nova empresa, no bairro Cachoeirinha, mas que contou com a participação do prefeito Rosiel de Lima, do vice Wladimir Corrêa e do padre Marcos Vinicius da Silva, que proferiu uma benção aos presentes, a marca foi apresentada oficialmente ao mercado. Funcionários e parceiros comerciais e financeiros, como Alysson Lopes, da Aciapf (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Poço Fundo), e Marcos Eduardo de Lima, do Sicoob Credivar, também prestigiaram este momento marcante para a economia barriga-verde.

De acordo com Eveline, o fato de já estarem atuando no ramo agropecuário há mais de uma década e de terem adquirido vasta experiência, inclusive, constatando deficiências nos itens disponibilizados aos clientes, foi crucial para o desenvolvimento do projeto da Ração Poço Fundo. “Por já trabalharmos com alimentação animal há cerca de dez anos, não estávamos 100% satisfeitos com o que vendíamos, pois os produtos não apresentavam a qualidade que queríamos oferecer aos clientes. Também não conseguíamos chegar a um valor bom, pois nos deparávamos com atravessadores constantemente. Não tínhamos preço e, muito menos, qualidade naquilo que estávamos comercializando. Foi a partir desses fatores que o Cleuton teve a ideia, me apresentou e resolvemos entrar no segmento de rações com uma marca nossa, para que pudéssemos escolher os insumos e oferecer um produto com qualidade melhor, a um valor acessível. Demos início ao projeto em 2018 e, agora, estamos sendo coroados, após quase três anos de lutas, com a inauguração da nossa fábrica. Não conquistamos nada da noite para o dia. Foi um longo processo entre as construções, exigências, questões burocráticas… Foi tudo bem complicado. Mas, agora, está tudo aí, do jeito que a gente sempre quis. Hoje, temos um produto bom, de qualidade, com um preço mais acessível que os demais e homenageando a nossa cidade ao colocar o nome dela na marca que criamos”.

Ainda conforme Eveline, a princípio, a produção não será em larga escala, mas atenderá a municípios da região, além de gerar empregos diretos e indiretos. “Inicialmente, é difícil falar já em quantidade a ser feita, pois está tudo começando, mas a expectativa é boa. Temos condições de atender mais cidades e estamos trabalhando com rações bovina, suína e avícola, além das esfareladas. Temos demanda, e os pedidos de outros municípios, como São João da Mata e Campestre, estão chegando. É muito gratificante poder oferecer itens de qualidade aos clientes e gerar empregos e renda para a cidade. Hoje, estamos com quatro funcionários, mas pretendemos expandir assim que as atividades crescerem. Estamos regularizados, com selo de autenticidade, e a expectativa é que as coisas fiquem melhores. No entanto, é sempre bom frisar que nosso objetivo maior é comercializar um item de qualidade, com produção garantida, que satisfaça as necessidades dos pecuaristas em relação às suas criações”.

Para adquirir a Ração Poço Fundo é fácil. “Num primeiro momento, continuamos na Agropecuária Mãe Rainha, situada na Avenida Vereador Antônio Batista de Carvalho, na saída para o bairro Água Limpa, onde o pessoal já possui bastante contato. Temos dez anos de atuação nesse ramo, e o clientes nos conhecem bem. Por outro lado, mesmo tendo um ponto fixo de atendimento, pretendemos contratar vendedores para visitar as propriedades e facilitar a vida dos compradores. Inclusive, temos um zootecnista que poderá auxiliar os pecuaristas caso precisem. Enfim, depois desse lançamento oficial da Ração Poço Fundo, o negócio agora é trabalhar e atender às expectativas dos clientes. Para pedidos, basta comparecer à Agropecuária Poço Fundo ou solicitar a visita de um representante pelo telefone (35) 3283-1625”, finaliza Eveline.

 

Chegando para ficar

 

Segundo o zootecnista Laerte, mentor e desenvolvedor do projeto, a Ração Poço Fundo chega ao mercado para competir com marcas renomadas e possibilitar ao pecuarista a chance de adquirir um produto de qualidade, mas feito em seu próprio município e região. “Atualmente, essa área de nutrição animal possui várias empresas produtoras de ração e, por isso, o mercado vem sendo dominado por multinacionais, que compram grandes fábricas. Dessa forma, sobraram apenas as cooperativas, que são muito bem estabelecidas. Foi aí que o Cleuton e a Eveline enxergaram uma oportunidade bem interessante, na qual um dos maiores desafios é a logística de distribuição e entrega, além das tomadas de decisões. Então, com uma empresa local, existe uma vantagem gigantesca no processo de recebimento da ração. Como tudo está dinâmico, conseguimos fazer um produto tão bom quanto o das empresas mais renomadas. Dentro da microrregião de Poço Fundo, asseguro que podemos atender os clientes com itens de qualidade e eficiência, sempre respeitando o meio ambiente. Sem sombra de dúvidas, a fábrica da Ração Poço Fundo irá gerar recursos para a região e investimentos bem efetivos. E quem ganha muito com isso é o pecuarista, que, hoje, passa por uma situação delicada perante os valores de produtos. Temos condições de oferecer uma ração boa, com preço bem acessível. E é assim que faremos”.

“A Ração Poço Fundo nasce para competir muito bem no mercado. Embora nem sempre tenhamos os melhores equipamentos, faremos um produto que dará um resultado bem interessante, fruto da reunião de conhecimentos de nutrição e de mercado, que podem trazer ganhos diferentes a cada dia. O pecuarista gosta de novidades, ainda mais quando o ‘negócio’ dá resultados. Isso é o que vai selar o sucesso da fábrica da Ração Poço Fundo”, aposta Laerte. “Podem contar conosco. Esta é uma empresa familiar, de gente da região e de pessoas que, mesmo em um momento extremamente delicado para a economia, apostaram neste segmento com a certeza de que o produto é bom. Fazemos uma ração que reúne insumos de várias marcas. Trabalhamos com núcleos de minerais vitamínicos que são utilizados nas maiores empresas do Brasil e do mundo. Temos tecnologia para colocar em um item, gerando qualidade e mais produtividade. Chegamos para ficar”.