POLÍCIA CIVIL DE POÇO FUNDO ORIENTA A POPULAÇÃO COM DICAS DE PROTEÇÃO CONTRA GOLPES

POLÍCIA

Considerando o aumento de casos de estelionato envolvendo munícipes, a Polícia Civil de Poço Fundo apresenta uma cartilha, que, na verdade, é uma releitura da produzida pela Delegacia Seccional de Presidente Prudente – SP e adaptada para o Estado de Minas Gerais. A ação tem como objetivo esclarecer a população e, assim, evitar que mais pessoas sejam vítimas de golpes dessa natureza.

Outra meta é alertar as pessoas sobre os principais golpes praticados atualmente, além de dar dicas de prevenção.

Segundo o delegado Éder Neves, a principal preocupação das autoridades atual está ligada ao “golpe do intermediador de vendas”, cuja prática está em alta. “Nesta modalidade criminosa, o golpista procura por anúncios em sites de vendas coletivas e faz contato com a pessoa que divulgou determinado bem, geralmente, um veículo. O criminoso afirma interesse em comprar o bem anunciado e solicita que a divulgação seja retirada do site. O intuito do golpista é criar um anúncio com as mesmas fotos que, naquela ocasião, já foram copiadas e divulgar o produto com valor bem abaixo do anunciado anteriormente. Para convencer o vendedor (vítima) a remover o anúncio, o golpista afirma que aquele objeto é para quitar dívida que possui com uma terceira pessoa, solicitando que não informe a esse terceiro (segunda vítima) que há alguém interessado na aquisição. Em troca, oferece um percentual da negociação ‘secreta’. A segunda vítima, interessada em comprar o veículo, é orientada a se manter em silêncio, pois também lhe é prometido desconto. O golpista fornece contas bancárias diferentes da conta da pessoa que colocou o objeto à venda. A partir do momento em que a transferência foi realizada, o golpista orienta as partes a irem até um cartório e preencherem o recibo do veículo para dar mais veracidade ao golpe. Quando as vítimas percebem, o recibo já foi preenchido e todo o dinheiro da negociação foi parar na conta bancária do criminoso”.

Como agir

Ainda de acordo com o delegado de Poço Fundo, o primeiro passo para não cair no golpe é não aceitar intermediações. “Mantenha o máximo de diálogo direto entre vendedor e comprador e solucione todas as dúvidas. Faça o depósito na conta corrente do anunciante e não de terceiros ou intermediadores. Jamais mantenha silêncio quando o assunto é negociação”.

Cartilha

A fim de orientar melhor as pessoas que pretendem comercializar algum item ou bem via internet, o JPF, em parceria com a Polícia Civil, divulga uma cartilha completa para identificar e evitar esse tipo de golpe. Confira: