MORRE O EX-PREFEITO “ZÉ CARIOCA”

GERAL

Faleceu, no último dia 13 (domingo), aos 76 anos, o ex-prefeito de Poço Fundo, José Benedito dos Santos, o “Zé Carioca”. Vítima de uma grave doença pulmonar, o ex-político morreu ao lado de dois filhos, de uma nora e de uma neta, no Hospital Imesa, em Alfenas.
“Zé Carioca” construiu uma história sólida no município. Homem de muita sabedoria, batalhou ao lado do pai Sebastião Vieira dos Santos (Bastião Carioca) e do irmão Sebastião Vieira dos Santos Filho (Tião Carioca), se consolidando no mercado de tabacos.
Na política, seguiu a filosofia do extinto Arena, que, posteriormente, se transformou em PSD (Partido Social Democrático) e, futuramente, em PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), e os passos de Edgard Ferreira, Gesner Ferreira e outras lideranças, vindo a tornar-se vereador na década de 1970.
Anos depois, em 1982, ao lado de Messias de Oliveira, sagrou-se vencedor das eleições municipais e assumiu o cargo de vice-prefeito, dando nova vida à política partidária de Poço Fundo.
Em 1989, concorreu ao posto máximo do Executivo e, mais uma vez, triunfou. Nesta gestão, desenvolveu trabalhos importantes, como os asfaltamentos da Avenida José Evilásio Assi, no bairro Nova Gimirim, da Praça de São Benedito e a pavimentação da estrada que liga a MG 179 ao Distrito do Paiolinho, dentre outras diversas ações.
Depois disso, ausentou-se oficialmente da política, passando a atuar apenas nos bastidores e cuidando de sua propriedade rural.
“Zé Carioca” deixa a esposa Adair, seis filhos, dez netos e três bisnetos.
O corpo do ex-prefeito foi enterrado no Cemitério de Poço Fundo.
A Prefeitura decretou luto oficial de três dias em decorrência do fato.