MINAS PODE TER FERIADÃO ANTECIPADO PELO GOVERNO

POLÍTICA

A ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) e Governo de Minas propõe feriadão na semana que vem para conter avanço da pandemia no estado. Ideia é emendar a Sexta-Feira Santa com o fim de semana, segunda, terça e quarta-feira (7). Medida será votada nesta terça-feira (30)

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais convocou reuniões extraordinárias para esta terça-feira (30). O objetivo é votar um projeto de lei que propõe antecipar três feriados do Dia de Tiradentes (de 2021, 2022 e 2023) para a próxima segunda-feira (5), terça-feira (6) e quarta-feira (7), respectivamente. Normalmente, o Dia de Tiradentes é comemorado no dia 21 de abril. A proposta foi elaborada em conjunto pelos deputados com o governo de Romeu Zema (Novo).

Dessa forma, os mineiros ficariam seis dias em casa: da Sexta-feira Santa (2) até a quarta-feira (7). Em alguns casos, a pausa pode ser maior, já que a quinta-feira (1º) é considerada ponto facultativo em Minas Gerais.

A proposta foi apresentada nesta segunda-feira (29) e já vai ser votada nesta terça-feira (30), um indicativo da urgência dos deputados estaduais em ajudar a conter o avanço da Covid – 19.

A programação é que, às 10 horas desta terça-feira, seja realizada uma reunião especial para debater a proposição. Os deputados terão até o meio-dia para apresentar emendas. A votação deve ocorrer à tarde, após o relator, André Quintão (PT), emitir seu parecer sobre o projeto.

Também está convocada uma reunião extraordinária para às 20 horas, o que é uma medida de segurança para garantir que o projeto seja votado nesta terça-feira. Normalmente, um projeto demora semanas e até mesmo meses para ser aprovado.

Após a eventual aprovação, é necessário que o governador Romeu Zema sancione a proposição. Como ele participou da elaboração do texto, a tendência é que não haja nenhum obstáculo à sanção dele.

* Com informações do jornal “O Tempo”