LOW PRESSURE FITNESS: O EXERCÍCIO DO MOMENTO

SAÚDE

Famoso por ter caído nas graças das supermodelos Gisele Bündchen e Adriana Lima, o LPF (Low Pressure Fitness) chegou para complementar outras metodologias de treinamento e ganhou popularidade por trazer resultados estéticos expressivos. Entre os ganhos mais citados está a almejada “barriga negativa”. Baseado em exercícios posturais e respiratórios, o método LPF é capaz de diminuir até 12 centímetros na circunferência abdominal. E esta prática já chegou a Poço Fundo através da fisioterapeuta licenciada e doutoranda em Biociências Aplicadas à Saúde pela Unifal (Universidade Federal de Alfenas), Roberta de Oliveira e Silva, também proprietária de um studio de pilates situado na Avenida Doutor Lélio de Almeida, no Centro, nas proximidades do Fórum.

Para aprofundar um pouco mais sobre o assunto e repassar informações contundentes a você, leitor, a reportagem do JPF conversou com a profissional. Segundo Roberta, a Técnica Hipopressiva foi criada pelo professor doutor Marcel Caufriez, fisioterapeuta de nacionalidade belga, doutor em Ciências da Motricidade e especialista em Reabilitação, que descobriu os benefícios promovidos pelos exercícios hipopressivos. “Após muitos anos de pesquisas, o doutor Caufriez chegou à conclusão de que as referidas atividades proporcionavam uma diminuição da pressão abdominal por criar um efeito de vácuo que aspirava as vísceras para cima, não as empurrando contra o pavimento pélvico (o que causa uma série de patologias), ao mesmo tempo em que se tonifica, de modo cientificamente comprovado, a parede abdominal, por ativar a musculatura mais profunda desta região. Caufriez, portanto, demonstrou, com seus estudos científicos, que os exercícios hipopressivos tonificavam, de forma muito mais eficiente, segura e rápida, a musculatura abdominal em relação aos abdominais convencionais, melhorando a postura e as dores lombares. Além disso, eles propiciam a redução das medidas por uma modificação na estrutura corporal. E o grande exemplo de que o método é realmente muito eficaz está atrelado ao fato de Caufriez ter treinado o espanhol Piti Pinsach, que aprofundou os estudos sobre as técnicas hipopressivas e tornou-se referência em toda a Europa e nos Estados Unidos, juntamente com a doutora Tamara Rial, tornando o método Low Pressure Fitness efetivo não somente para tratar e prevenir alguns tipos de patologias, como também para melhorar a performance esportiva e a estética”.

Ainda conforme Roberta, como o próprio nome indica, o método é o fitness da baixa pressão. “A técnica respiratória hipopressiva remonta à filosofia do yôga denominada Uddiyana Bandha. É um programa de exercícios físicos que não provoca o aumento da pressão intra-abdominal, mas que, ao mesmo tempo, treina a musculatura do corpo de forma equilibrada. O treino possui diferentes níveis de progressão e tem a possibilidade de adaptações, de acordo com a necessidade de cada praticante. Quando fazemos o treinamento do método LPF (seguindo todas as posturas que garantem o efeito hipopressivo, a ativação correta da musculatura profunda e a sucção abdominal em apneia), ocorre um trabalho do “core” (nosso centro de força do corpo, localizado na área abdominal) de maneira muito eficiente, além da descompressão dos órgãos internos e liberação das tensões miofasciais. É muito comum as pessoas se basearem apenas em vídeos da internet e saírem executando as posturas de qualquer forma. Isso pode ser perigoso! O LPF é um sistema de treinamento com padrões posturais concretos, que requerem consciência respiratória, concentração e ajustes posturais durante toda a sessão. Progressões inadequadas e má distribuição do treino podem afetar negativamente o corpo. O método foi desenvolvido em cima de muita ciência e mantém-se sob supervisão e avaliações constantes. Então, é muito importante ter o acompanhamento de um profissional licenciado”.

Para saber mais sobre o LPF basta fazer uma visita ao Studio Roberta Oliveira. Ou, se preferir, entre em contato pelo telefone (35) 99936-2355. Experimente!