LARÁPIO CONTUMAZ É PRESO APÓS ONDA DE FURTOS

POLÍCIA

Uma operação realizada em conjunto, no último dia 17 (sexta-feira), pelas Polícias Civil e Militar resultou na recuperação de diversos objetos e na detenção de dois suspeitos de envolvimento nos crimes. Um deles, Alysson Dias (30 anos), o “Mamangava”, teve um mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça, após confirmação de que seria o responsável por várias invasões de estabelecimentos.
Os trabalhos começaram logo cedo. Por volta das 5h30, os policiais foram à casa de Alysson, flagrado por imagens de câmera de segurança em diversos arrombamentos de estabelecimentos comerciais e residências. O suspeito já havia saído com a família e seguido para a moradia do pai de sua amásia, em Machado. No entanto, em buscas realizadas na casa do genitor do acusado e em áreas próximas, foram encontrados três celulares, um equipamento de som automotivo, uma serra-mármore e um aferidor eletrônico de pressão arterial. Tudo foi levado para a Delegacia, onde parte dos objetos acabou sendo reconhecida por vítimas recentes de furtos.
Como o principal alvo da procura não estava no imóvel, a comunicação entre as corporações foi determinante para a sua prisão. A Polícia Civil repassou o endereço da residência da companheira dele à Polícia Militar e equipes de Machado seguiram para o local. Lá, descobriram que Alysson, com a esposa e a filha, tinham acabado de sair rumo ao Terminal Rodoviário, com o intuito de embarcar em um ônibus para Pouso Alegre. Antes que o plano de fuga se concretizasse, uma Guarnição conseguiu encontrá-lo e prendê-lo, cumprindo a ordem do Juizado poço-fundense.
Numa busca pessoal, os militares acharam R$ 500 e um celular. Anteriormente, na moradia visitada ainda em Machado, foi encontrada uma mochila, contendo pacotes de moedas, roupas e mais dois aparelhos celulares, um deles furtado de uma drogaria na madrugada do dia 16.
Diante do delegado Éder Neves, o larápio contumaz, que estava solto há pouco mais de dois meses e novamente praticou atividades criminosas, confessou boa parte dos crimes que lhe eram imputados (pelo menos cinco dos furtos registrados no município), dentre eles as invasões e subtrações de objetos e dinheiro de duas farmácias e de uma lanchonete na mesma madrugada, além de uma casa na zona rural e uma loja de roupas e artigos esportivos. O detalhe é que, no momento da prisão e nas imagens captadas dos arrombamentos, ele usava um par de tênis furtado na última empresa citada.
Com um montante de pena a ser cumprido até 2022 pelo cometimento de crimes semelhantes, “Mamangava” agora responderá por mais estas “broncas”. Ele foi levado para o Presídio de Machado, onde se encontra à disposição da Justiça.

Posto de combustíveis

Na mesma operação que resultou na prisão de Alysson, a Polícia Civil também conseguiu localizar o suspeito de ter cometido um furto no escritório de um posto de combustíveis, situado à Rua Prefeito Isaías de Carvalho, na tarde do último dia 16 (quinta-feira). O rapaz, de 25 anos, foi flagrado por câmeras de segurança quando tirava dinheiro da gaveta de uma escrivaninha, mas, mesmo assim, negou que tivesse praticado o crime. Ele foi ouvido e liberado para aguardar o resultado do inquérito que apura o caso.

Investigações

Após as duas ações, o delegado Éder enfatizou que, embora boa parte dos furtos deva cessar na cidade, ainda há trabalho a fazer.
De acordo com ele, os dois rapazes presos não são os únicos suspeitos de cometimento deste tipo de delito, e outros meliantes, que já foram devidamente identificados, em breve, deverão responder por seus atos nos rigores da Lei.