CORTE DE ÁRVORES ANTIGAS NA “PRACINHA DA PREFEITURA” GERA POLÊMICA

MEIO AMBIENTE

Moradores ficaram surpresos, na manhã do último dia 11 (quarta-feira), ao passarem pela Praça Tancredo Neves, a “Pracinha da Prefeitura”, e se depararem com o corte de grandes Flamboyants, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente. O ato gerou um entrevero entre o Executivo e vereadores da Oposição, além de muitas discussões.
Informado com o que estava acontecendo, o ex-prefeito e atual presidente da Câmara, Edésio Vasconcelos, passou pelo local e, depois, procurou a reportagem do JPF para denunciar o que chamava de um crime contra a história do município. Ele afirmou que as árvores são muito antigas e deveriam ser mantidas. Também garantiu que tomaria providências, junto com colegas de bancada, para evitar que novas supressões fossem realizadas.
A equipe do JPF se deslocou até a praça e, lá, encontrou o secretário de Meio Ambiente, Leonardo Frederico, acompanhando os trabalhos. Ele contestou a versão apresentada pelo edil e informou que não se tratava apenas de uma simples remoção, mas de uma substituição. “Temos autorização para as supressões destas duas espécies e podas preventivas em outras por razões de segurança. Todos sabem que os galhos dos flamboyants são pesados, mas fracos e que caem facilmente com a força dos ventos. Isso poderia gerar um acidente grave, ferindo pessoas que ficam por aqui. Outro fator é estético: as árvores possuem raízes agressivas, que estão destruindo totalmente o calçamento do jardim. A ideia agora é inserir plantas com raízes positivas, que seguem para dentro da terra, e não para fora, como ocorre atualmente. Além disso, promoveremos a compensação desses cortes com a disponibilização de árvores em outros locais, como em um terreno público da Vila Guilherma”.
O plantio das árvores substitutas, duas magnólias, foi realizado no dia seguinte, e a Secretaria monitora as outras grandes plantas para avaliar quais ações poderão ser feitas futuramente.