CONTRASTES NO CLIMA MARCAM O MÊS DE OUTUBRO NA REGIÃO

CIDADE

O mês de outubro sempre foi marcado por fortes tempestades na região, mas também por temperaturas relativamente agradáveis, com um calor suportável. No entanto, neste ano, são os contrastes e até mesmo os exageros que têm prevalecido, chegando a assustar a população. Se, de um lado, as temperaturas têm batido recordes, por outro, desde setembro, tem sido recorrente um fenômeno considerado raro até mesmo para este período: os temporais de granizo, que têm deixado muita gente no prejuízo.
No último dia 11 (terça-feira), por exemplo, uma tormenta causou estragos em várias cidades, dentre elas Poço Fundo, Machado, São João da Mata, Carvalhópolis e Ipuiuna. Houve ocorrência da chamada “chuva de pedra”, principalmente em partes da zona rural dos referidos municípios. Plantações foram destruídas e grossas camadas de gelo tomaram conta do solo.
Em alguns locais, parecia até que tinha nevado, como no bairro Cantagalo, em São João da Mata. Fazendeiros relataram prejuízos nas produções de mandioca, batata e milho. Segundo a Polícia Militar, a chuva durou cerca de trinta minutos e não foram registradas ocorrências mais graves.
Já em Poço Fundo, o gelo se concentrou nas áreas das comunidades Bocaina (às margens da rodovia MG 179), Pinhalzinho e outras. Cafezais foram danificados e plantações de legumes totalmente perdidas.
Em Machado, o sufoco ficou por conta dos fortes ventos, que chegaram a derrubar árvores. Um dos lugares atingidos foi o IFSuldeMinas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas), onde um carro foi acertado por uma das plantas.
Chamaram ainda mais a atenção vídeos e fotos postados de Ouro Fino e de Ipuiuna. Nesses locais, até algumas casas e barracões desabaram por conta das tempestades, que, conforme os moradores, nunca tinham ocorrido com tal intensidade.
Em todos os casos, ninguém ficou ferido, mas houve produtor que levou grandes prejuízos com a perda de suas lavouras e morte de animais.

Calor

Mesmo com as chuvas, o que tem chamado a atenção são as altas temperaturas registradas neste período. Os termômetros têm marcado máximas que vão de 31 a 34 graus, como aconteceu em Poço Fundo no último dia 19 (quarta-feira).
Em outros municípios da região a situação não é diferente. Em Machado, Carvalhópolis, São João da Mata e Turvolândia, lugares em que as tempestades foram mais fortes que nas terras gimirinenses, as mínimas não passaram dos 17 graus, enquanto as máximas beiraram os 32. Em grandes cidades, como Pouso Alegre, Varginha e Alfenas, as marcas ficaram entre 30 e 33 graus.

Perigo

A meteorologia ainda alerta para novos temporais nos próximos dias devido ao tempo quente e úmido, que pode se transformar rapidamente em fortes ventanias e precipitações de granizo.