PREFEITO, VICE E VEREADORES ASSUMEM SEUS MANDATOS E CÂMARA JÁ TEM NOVA MESA DIRETORA

POLÍTICA

Uma cerimônia simples, objetiva, mas carregada de simbolismos. Assim foi a posse do prefeito, vice e dos nove vereadores titulares que irão atuar no quadriênio 2017-2020 em Poço Fundo. A solenidade aconteceu no dia 1º (domingo), na Câmara, e contou com a presença de grande público.
O juramento dos novos edis foi comandado por João Adair de Carvalho (Dário Fernandes), reeleito seguidas vezes e o mais velho da Casa. Antes do procedimento, ele fez questão de proferir algumas palavras, chamando a atenção para a necessidade do respeito ao voto da população. “De tantos candidatos, os eleitores escolheram estes nove que estão aqui. Isso é forte! Sendo assim, precisamos ser honestos e fazer o melhor por vocês, poço-fundenses, que nos colocaram nesses cargos. Não somos só vereadores. Somos seus empregados. Recebemos nossos salários no fim do mês e cada um faz o que quer com o seu. Mas quem paga é o povo, que é patrão, e o empregado tem que fazer tudo para que o chefe fique satisfeito”, disse, sob aplausos dos presentes.
Em seguida, os eleitos Edésio Vasconcelos, Francisco Tobias Júnior (Amaral do Olivar), Glauco Ferreira, José Ayrton Carvalho (Batoré), Márcio de Lima, Rosevaldo de Araújo (Vado), Wladimir Corrêa, José Osmar Santana (Sargento Santana) e o próprio Dário assumiram seus cargos.
Após as assinaturas dos termos de posse, imediatamente passou-se à eleição da Mesa Diretora dos próximos dois anos. Wladimir Corrêa, que fora presidente na legislatura anterior (Luciano, o mais recente, não conseguiu reeleger-se), conduziu os trabalhos e, antes de iniciar os procedimentos necessários, também deu seu recado aos que acompanhavam a cerimônia. “Faço questão de reafirmar as sábias palavras de Padre Afonso, na letra de nosso hino: ‘tu tens alguma coisa que outras cidades não têm’. Isso nos enobrece, nos dá orgulho de sermos poço-fundenses”.
Como já era esperado, apenas uma chapa foi formada, exclusivamente por membros da Oposição, para a composição da Mesa. Nela estavam Edésio como candidato a presidente, Sargento Santana para vice e Amaral para secretário tesoureiro. Os cinco votos da bancada, maioria absoluta da Câmara, bastaram para elegê-los.

Recado do presidente

Já empossado como novo líder da Casa Legislativa, Edésio, o vereador que obteve a maior votação em 2016, fez um discurso carregado de mensagens contra as mazelas que hoje tomam conta da política nacional e em prol da igualdade e do bom atendimento à sociedade. “A essência de nossa vitória não está somente na alegria de termos ganhado, mas, sim, no bom trabalho que devemos realizar nos quatro anos em favor de nossa população, de nosso município. A grandeza do homem não está em receber honras, mas, sim, em merecê-las. E a maior honra que podemos receber é o respeito e a admiração de nossa gente, devido a uma atuação honesta. A lealdade ao nosso povo é o caminho que nos leva à Justiça e ao bem estar de todos”.
Na continuidade de sua fala, o novo presidente também explanou sobre a corrupção e convocou os colegas a obedecerem as medidas legais. “Sigam fielmente as leis a serem cumpridas. Devemos combater a corrupção, esta doença que fere a nossa gente e, ao mesmo tempo, prejudica a Educação, a Saúde, a infraestrutura e a assistência a quem tanto precisa. A população que é submetida às mazelas da má utilização dos recursos públicos sente na alma e sofre na pele quando vê um ente querido ou a si mesmo ser mal atendido em um direito pelo qual já pagou com seus pesados impostos, e, perante aos olhos do Supremo Criador do Universo, isso não é bom”.
Depois de usar várias citações bíblicas, Edésio ainda conclamou a um combate contra a hipocrisia. “Vamos abominar o ato da hipocrisia, mostrar que a palavra não precisa ser escrita, mas, uma vez falada, deve ter seu valor e compromisso”.
O presidente também mandou seu recado à Administração. “O maior segredo de um bom gestor não está apenas em sua formação intelectual, mas na capacidade de se colocar no lugar do cidadão quando este procura o auxílio do Poder Público”.

Renato assume o segundo mandato

Após fazer agradecimentos gerais e afirmar que atenderá todos que procurarem a Câmara para um diálogo e dentro da legalidade, o novo chefe do Legislativo passou a conduzir a posse do prefeito Renato de Oliveira e seu vice Nilson da Silva.
Logo depois do juramento e da assinatura do termo de compromisso e posse, o primeiro a falar foi Nilson. Ele agradeceu a confiança depositada pelos eleitores e relembrou o fato de ter sido duas vezes edil e, agora, duas vice-prefeito. “Sempre fiz o possível para desempenhar um trabalho honesto como vereador, sem deixar de realizar meu papel fiscalizador. Tanto naquele período como agora, busco recursos e melhorias para nossa cidade, e, neste segundo mandato, pretendo estar ainda mais atuante junto à Secretaria de Obras, em prol de nossos munícipes do perímetro urbano e da zona rural”.
Em seguida, foi a vez de Renato proferir seu discurso. Ele lembrou que, naquele momento, entregava o seu primeiro mandato e iniciava o segundo, considerado um “presente” da população através do voto para enfrentar os desafios que todo o país está passando. “Apesar dessa crise econômica que vivemos, conduzimos a Administração com muita seriedade e responsabilidade. Isso permitiu que fizéssemos bom uso dos poucos recursos que recebíamos e, assim, prestamos os serviços que a sociedade precisava e merecia. Quero agradecer a todos pela confiança depositada para mais esta tarefa de trabalhar pelo bem de nosso povo”.
O prefeito prestou contas do mandato anterior, citando aumento da frota, reforma de escolas e UBS´s (Unidades Básicas de Saúde), além de ampliação de investimentos na área da Saúde.
Renato também agradeceu ao vice e à sua equipe, que, conforme ele, não mediu esforços nestes últimos quatro anos, em especial, seus secretários mais importantes. “Chegamos, hoje, com a cabeça erguida, com todas as contas pagas e os serviços em pleno funcionamento. Isso nos faz ter um sentimento forte de missão cumprida”.
No encerramento, abriu-se espaço para as falas dos vereadores empossados Amaral, Glauco, Dário, José Ayrton, Sargento Santana, Márcio, Vado, Wladimir e Edésio. O destaque foi para as palavras de Dário, que proferiu duras críticas contra a corrupção e o seu próprio partido. Os demais priorizaram discursos em busca do entendimento, da igualdade e de uma nova forma de fazer política na Casa de Leis.
Terminada a cerimônia, todos seguiram para a festa da posse, realizada na Praça José Caetano Neves, e em continuidade às comemorações do Ano Novo.
Os trabalhos já começaram nesta semana e, no dia 6 de fevereiro (segunda-feira), acontece a primeira Sessão Ordinária da nova composição do Legislativo.