CAFÉS DA COOCAMINAS ESTÃO ENTRE OS MELHORES FAIRTRADE DO BRASIL

AGRICULTURA

* Matéria publicada na edição 475 do JPF, no dia 17 de novembro de 2018. 

 

Durante o 4º Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil 2018, promovido pela BRFAIR, em Belo Horizonte, dentro da 6ª Semana Internacional do Café (SIC 2018) – a maior feira nacional do segmento -, dois prêmios muito importantes foram conquistados pela Coocaminas (Cooperativa dos Pequenos Cafeicultores de Poço Fundo e Região LTDA): dos três finalistas vencedores, dois são seus cooperados.

Tudo começou no último dia 8 (quinta-feira), quando foi realizado um cupping (degustação) dos 12 melhores cafés Fairtrade do Brasil. Na oportunidade, compradores e demais interessados tiveram contato direto com os grãos diferenciados por suas nuances e particularidades. Além disso, a apresentação dos cafés Fairtrade também se fez necessária para a abertura de mercados e divulgação dos mesmos nos níveis nacional e internacional.

Já, no dia 9 (sexta-feira), durante o Fórum da Agricultura Sustentável, foi feita a premiação do 4º Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil e a entrega dos troféus aos três primeiros colocados da categoria Arábica (Natural), na qual a Coocaminas obteve o segundo e o terceiro lugares, com os produtores Ricardo Rezende e Nelber Caliari, respectivamente. Na ocasião, também foram premiados os dois melhores classificados das categorias Arábica (Cereja Descascado) e Conilon (Natural).

Ao todo, a Semana Internacional do Café 2018 contou com 25 eventos simultâneos, mais de 160 expositores, quatrocentas amostras para a escolha do café campeão do ano, mais de trezentos compradores internacionais e 140 baristas de sessenta países.

O evento é uma iniciativa do Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Café Editora, Sebrae e Governo de Minas, por meio da Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Codemge (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais). Realizada desde 2013, em Belo Horizonte, a feira tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para os consumidores internos e de países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.

 

Rompendo fronteiras

 

E as boas novas não pararam por aí. Simultaneamente ao evento em que se davam as conquistas, membros da Coocaminas representavam Poço Fundo e os grãos Fairtrade Brasil com os produtos vencedores na feira Seoul Int’l Cafe Show, promovida pela COEX Korea Exhibition Center, na capital da Coréia do Sul, onde diversos compradores experimentaram um aroma e sabor diferenciados que prometem romper as fronteiras e abrir novos mercados para os produtores da Coocaminas.

Troféus de segundo e terceiro lugares conquistados pelos produtores Ricardo Rezende e Nelber Caliari durante o 4º Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil 2018
Todos os ganhadores do prêmio recebem seus troféus
Amostras sendo avaliadas durante a cupping do 4º Torneio de Melhor Café Fairtrade do Brasil 2018, promovido pela BRFAIR, em Belo Horizonte
O presidente da Coocaminas, Juarês Pereira, receb os troféus do 4º Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil 2018 das mãos do representante da BRFAIR, Bruno Aguiar
Durante a feira Seoul Int’l Cafe Show, promovida pela COEX Korea Exhibition Center, na capital da Coréia do Sul, compradores analisam os mesmos produtos expostos na SIC 2018