CONFIRA OS RESULTADOS COMPLETOS DO PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES 2018 EM POÇO FUNDO E REGIÃO

POLÍTICA

Na concorrência pela presidência, Jair Bolsonaro obteve o primeiro lugar no município, acompanhado de Fernando Haddad, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin. Na disputa pelo cargo maior do Executivo mineiro, Romeu Zema obteve expressiva indicação, ficando à frente dos já conhecidos Antônio Anastasia e Fernando Pimentel

 

Pouco mais de dez mil cidadãos poço-fundenses foram às urnas, no último dia 7 (domingo), para escolherem seus candidatos aos cargos de presidente, governador, senador e deputados federal e estadual. Contando com o apoio de 144 mesários, divididos em 36 seções (espalhadas em quatro instituições de ensino locais), os eleitores não enfrentaram problemas para votar. As filas, que, geralmente, ficam muito grandes nas primeiras horas dos trabalhos, tiveram um fluxo bom e andaram dentro do tempo estipulado, evitando tumulto e reclamações.

O reconhecimento biométrico (destinado às pessoas que se cadastraram no Cartório Eleitoral) apresentou alguns contratempos, mas não chegou a ser apontado pelos eleitores como um fator prejudicial para o processo democrático. Uma ocorrência relativa à suspeita de fraude em uma urna eletrônica também foi registrada junto à Polícia Militar. No entanto, o chefe do órgão no município, Paulo Cauê Soave, tratou de explicar que o processo de votação é seguro e tudo não deve ter passado de um equívoco cometido pela cidadã no momento de escolher seu candidato.

Ao final do pleito, o aspirante à presidência Jair Bolsonaro (PSL) obteve 50,71% dos votos válidos em Poço Fundo. Logo em seguida vieram Fernando Haddad (PT) com 28,17%, Ciro Gomes (PDT) com 9,36%, Geraldo Alckmin (PSDB) com 5,40% e João Amoêdo (Novo) com 3,52%. Os demais candidatos não alcançaram nem 1%, mas o resultado geral você pode conferir abaixo.

Em relação ao Governo de Minas, assim como em todo o estado, o estreante Romeu Zema (Novo) surpreendeu e garantiu 39,47% dos votos válidos. Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, vieram Antônio Anastasia (PSDB) com 29,43% e Fernando Pimentel (PT) com 28,82%.

Na corrida pelo Senado, os dois mais indicados (já que, este ano, o número de escolhidos dobrou) foram Rodrigo Pacheco (DEM) com 26,69% e Dilma Rousseff (PT) com 19,05%. No município, o outro candidato eleito por Minas, o jornalista Carlos Viana (PHS), obteve 7,11%.

Já a disputa pelas cadeiras da Câmara dos Deputados, em Brasília, teve Odair Cunha (PT) como majoritário ao conseguir 41,64% dos votos. Na sequência vieram Júnior Geloso (PTdoB), com 10,47% e Carlos Mosconi (PSDB) com 6,48%.

Por fim, na concorrência pelas vagas destinadas à ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), os aspirantes que mais ganharam a confiança da população gimirinense foram Ulysses Gomes (PT) com 38,60%, Luiz Fernando Faria (PP) com 14,63% e Ulisses Guimarães (PTB) com 7,05%.

Os resultados completos com os números de votos válidos, nominais, de legenda, brancos, nulos e anulados de cada categoria nas cidades de Poço Fundo, Machado, Carvalhópolis, São João da Mata e Espírito Santo do Dourado podem ser acessados através do link abaixo:

 

https://www.sendspace.com/filegroup/v5ZMs6o6z9tuh2hR%2BhR4Kjd65BRSg%2B03UTf8h6RRpPQKFU9acOXIYbmLFlm3vz7mEhpaGcaaheu5KWJK0%2BCfYg