46B54323-738D-4FE5-A252-59E5C2EADE56
4E859ACA-FA7A-42F8-BFBE-91A8C6D124D8
735142ED-7AB8-47BE-8E29-9BDE0696441C
68B35D0E-3E03-4779-85AB-F2635F6F516E
861434A7-6CC1-4C96-92AE-37788246F47E
049d6455-009b-4f38-ba2d-0d01e6268bfe

FRIGOABAT APRESENTA SUAS AÇÕES SOCIAIS

Foto: LC Drone

Uma empresa consolidada no mercado há quase duas décadas e que, desde então, gera cerca de cem empregos diretos e ainda desempenha uma importante função social junto às instituições filantrópicas de Poço Fundo, Machado e Alfenas. Este é o Frigoabat (Frigorífico e Abatedouro Costa Tavares), fundado, em 1999, pelo casal Sérgio e Nelcimara Tavares (Nelci), hoje, auxiliado pelos filhos Guilherme, Ana Luíza e Tadeu. Além de tudo isso, a empresa tem uma grande preocupação no que diz respeito às normas exigidas pelos órgãos competentes, como o IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), a fim de oferecer produtos de qualidade ao consumidor final, promovendo um trabalho honesto e íntegro junto aos seus clientes.

E foi para saber um pouco mais sobre a história e esse papel social desempenhado pelo Frigoabat que a reportagem do JPF esteve na sede da empresa no decorrer desta semana. Na ocasião, representantes de diversas instituições também se fizeram presentes e falaram sobre a importante ajuda que recebem do frigorífico com as doações semanais de carnes.

Segundo a proprietária Nelci, esse projeto para ajudar as entidades de Poço Fundo, Machado e Alfenas nasceu quando as mesmas se dirigiam ao frigorífico para solicitar preços melhores para adquirirem os produtos. “Tudo começou no momento em que passamos a perceber que os pedidos de condições especiais no preço da carne, feitos por esses órgãos, estavam aumentando. Daí, sentamos e decidimos desenvolver um projeto social, através do qual poderíamos contribuir com as instituições, que são muito carentes e têm a necessidade de suprir a nutrição das pessoas que atendem. E, como todos precisam ter uma alimentação mais saudável, fizemos um cronograma e começamos a prestar esse tipo serviço, entregando as carnes semanalmente aos representantes de cada entidade”.

Ainda conforme a empresária, a ação social não fica atrelada apenas à concessão de alimentos. Existem também doações financeiras, mas tudo é liberado mediante cadastro feito junto ao Frigoabat e aprovado por toda a Diretoria. “Hoje, atendemos oito entidades que tratam de ex-dependentes químicos ou que oferecem serviços à sociedade, sendo sete com a concessão de carne e uma com contribuição financeira. Em Poço Fundo, por exemplo, doamos produtos semanalmente para o Hospital de Gimirim, Lar Nossa das Graças e Centro de Integração Gileade. Além disso, concedemos, mensalmente, uma contribuição financeira no valor de R$ 400 à AUPI (Associação Unidos Pela Inclusão). Em Machado, também contribuímos com a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), com o Abrigo Jesus, Maria, José e com o Centro Terapêutico Caminho de Luz. Em Alfenas, ajudamos o Proesc (Projeto Esperança em Cristo Jesus). Cada uma delas, exceto a AUPI, recebem aproximadamente 15 quilos de carne por semana, o que complementa o cardápio e diminui gastos”.

“Então, para o Frigoabat, ações dessa natureza se tornam necessárias, pois, além de fazermos a nossa parte, promovemos a integração e colaboramos com quem realmente necessita, que não recebe verba suficiente dos órgãos competentes para poder adquirir esse tipo de produto no mercado. Com essa atitude, ajudamos as instituições e incrementamos os cardápios das mesmas. É um trabalho muito gratificante e que pretendemos manter vivo”, comemora Nelci.

Além das ações sociais, o Frigoabat também é responsável pelo abastecimento de carnes em mais vinte cidades da região e possui as empresas TAG (que beneficia todo o processo descartado do animal até transformá-lo em matérias-primas, como farinha de osso e sebo) e a ST Transportes (encarregada por fazer a logística das mercadorias e das carnes comercializadas).

 

Depoimentos

 

Para comprovar a eficácia desse projeto social desenvolvido pelo Frigoabat, o JPF conversou com alguns dos representantes das entidades beneficiadas. E o resultado você confere abaixo:

 

“Estamos muito felizes e gratos ao Frigoabat, que, há mais de três anos, tem auxiliado o Hospital de Gimirim, doando carnes de qualidade para alimentarmos os pacientes. Esta é uma parceria muito importante e da qual a nossa entidade necessita devido às dificuldades financeiras que enfrentamos. Essa ajuda do Frigoabat caiu do céu. A empresa só tem engrandecido Poço Fundo. Por isso, agradeço aos proprietários pelo carinho, empenho e doações”.

André Dias

Provedor do Hospital de Gimirim

 

“A ajuda que o Frigoabat dá é muito importante para a APAE, já que, lá, dependemos de muitas doações. Então, por estar aqui representando a Família APAE, posso afirmar que o frigorífico possui pessoas de bom coração. Se não fossem elas, não teríamos condições de oferecer um cardápio tão rico e nutritivo aos alunos e funcionários. Agradecemos o apoio recebido”.

Marcelo Pala

Funcionário da APAE Machado

 

“Agradeço infinitamente à família do Sérgio e da Nelci, que, junto aos filhos Guilherme, Ana Luíza e Tadeu, contribuem com as pessoas de maneira fantástica. Todos fazem essa empresa cada dia maior e refletem isso nas suas atitudes. Eles não ajudam só a cidade de Poço Fundo, mas Machado também, através do Abrigo, que estou representando aqui. Deixo o meu reconhecimento ao Frigoabat. Muito obrigado a todos”.

Messias Martins (Melão)

Representante do Abrigo Jesus, Maria, José, de Machado

 

“Agradeço muito ao frigorifico pelas doações, pois uma das partes principais de tratar um dependente químico está atrelada à recuperação da parte física. Todos chegam debilitados na instituição, e a proteína é muito importante nesse processo de recuperação. Portanto, o que os proprietários do Frigoabat fazem pela gente é admirável. Pode até parecer que não, mas esta doação já é um grande passo para poder devolver os internos à sociedade”.

Hoxiton Coelho

Diretor geral do Centro Terapêutico Caminho de Luz

 

“A doação que o frigorífico faz para a clínica é muito importante e nos ajuda bastante, já que somos uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos. Então, com o recebimento das carnes, já eliminamos um tipo de gasto. Sabemos que as doações são feitas com muito carinho pelos proprietários, que demonstram estar atentos às necessidades das entidades que realmente precisam de ajuda. Temos uma gratidão enorme por eles. Desejamos que Deus os abençoe pelo que estão fazendo e por nos ajudar a resgatar vidas. Trabalhamos com dependentes químicos, viciados em drogas e álcool, e tentamos reintegrá-los à sociedade no melhor âmbito possível. E essas doações são muito importantes. Agradeço ao frigorífico pela parceria e disponibilidade. Deus os abençoe”.

Genner Carvalho

Presidente do Centro de Integração Gileade

Da esq. para a dir.: Marcelo Pala (funcionário da APAE), Nelcimara Tavares (proprietária do Frigoabat), Messias Martins (representante do Abrigo Jesus, Maria, José) e Hoxiton Coelho (diretor geral do Centro Terapêutico Caminho de Luz) em dia de entrega das doações
Recibo de doação financeira feita mensalmente à AUPI

 

error: Conteudo Protegido !