FRIGORÍFICO E ABATEDOURO COSTA TAVARES REALIZA A 2ª SIPAT

INFORME PUBLICITÁRIO

Entre os dias 25 e 29 de junho, o Frigoabat (Frigorífico e Abatedouro) Costa Tavares realizou a 2ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho). O evento foi promovido durante uma hora por dia, sempre ao final do expediente, pelos funcionários das empresas parceiras TAG – Reciclagem Animal e ST Transporte. Dentre as atividades, destaque para um concurso de frases, palestras e teatro.
No dia 25 (segunda-feira), foi feita a abertura oficial da Sipat. Na ocasião, a diretora Nelcimara Tavares e o engenheiro de Segurança do Trabalho, Luiz Fernando Francisco, explanaram aos funcionários sobre a importância do evento. Em seguida, o profissional Vitor Gomes de Almeida, do Grupo Saúde Vida, da cidade de São Paulo – SP, ministrou uma palestra com o tema “DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis)”.
No dia 26 (terça-feira), foi a vez das representantes da Unimed, Paula Passos e Carla Gambi, falarem com os funcionários sobre as “Doenças de inverno e exercícios de prevenção”.
No dia 28 (quinta-feira), as atividades contaram com a participação da psicóloga Elidiane da Silva, que abordou o tema “Trabalho, saúde mental e qualidade de vida”.
No dia 29 (sexta-feira), a semana foi encerrada com a palestra do coordenador de Segurança do Frigoabat, Luiz Fernando Francisco, que abordou o tema “Cuidados com as mãos”. Logo em seguida, os funcionários assistiram uma peça teatral com a participação do ator Robson Pereira.
Na ocasião, ainda foram anunciados os vencedores do Concurso de Frases. Em primeiro lugar ficou Douglas Paulino, com a frase “Seja prudente. Sua família não quer você ausente”. Na segunda colocação veio Jeane Aparecida, que criou a frase “Não basta falar, é preciso praticar, com segurança trabalhar, para nossa saúde preservar”. A terceira posição foi para Jorge Donizete, com a frase “Não confie na sorte. Trabalhe com segurança. Sua vida e sua família agradecem”. O quarto lugar ficou com Maria Auxiliadora (Dorinha) que produziu a frase “Antes de iniciar qualquer trabalho, seja na empresa ou em casa, lembre-se que segurança vem em primeiro lugar”. Finalizando, a quinta colocação foi para Elaine Cristina, que criou a frase “A sua saúde só depende de você, cuide-se! Faça o uso diário dos EPI’s”.
Todos os dias, durante o evento, houve sorteios de brindes para o público presente.

Sipat

A Sipat é realizada anualmente pelo Frigoabat com o objetivo de alertar os funcionários para os riscos de acidentes durante o trabalho, seja pela ausência ou pelo uso incorreto de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), pela falta de atenção dos colaboradores durante a execução dos processos e até mesmo por atitudes imprudentes. O evento foi coordenado pelo setor de Segurança do Trabalho do Frigoabat, com apoio da equipe da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).