COMÉRCIOS E ÓRGÃOS PÚBLICOS ALTERAM HORÁRIOS DE ATENDIMENTO NAS DATAS EM QUE A SELEÇÃO BRASILEIRA ESTIVER EM CAMPO

CIDADE

Os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia afetam diretamente o horário de funcionamento de vários serviços em Poço Fundo e demais municípios do país. O Brasil estreou no último dia 17 (domingo), com um empate e 1 a 1 com a Suíça. Ontem (22), fez a segunda partida contra a Costa Rica e acabou vencendo, empatando ou perdendo por x a x. Já, o último jogo da primeira fase acontece no próximo dia 27 (quarta-feira), às 15 horas. E, devido a isso, muitas repartições públicas e privadas, além de estabelecimentos comerciais, também anunciaram mudanças em seus horários de atendimento, a fim de que servidores, funcionários e clientes acompanhem e torçam pelo time do técnico Tite com mais tranquilidade juntos aos seus familiares e amigos. Confira como fica o funcionamento dos principais serviços:

Comércio

De acordo com a Aciapf (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Poço Fundo) não houve, por parte da própria instituição, nenhuma negociação coletiva específica visando a regulamentação de horário especial para as partidas da Copa do Mundo. Neste sentido, cada empresário pode negociar diretamente com seus colaboradores o horário de atendimento durante os jogos do Brasil. Pelo que o JPF apurou, no próximo dia 27 (quarta-feira), o comércio deve funcionar até às 14h30, quando se encerra a fase de grupos. Se a equipe verde e amarela passar às etapas subsequentes, nas datas em que a partida for às 11 horas, o comércio abre até às 10 e retorna às 14 horas. Se os confrontos forem às 15 horas, o expediente acontece normalmente até às 14, sem retorno.

Prefeitura

O prefeito Renato Oliveira baixou um Decreto alterando o horário de atendimento dos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal (direta e indireta) durante os jogos do Brasil na Copa. No dia 22 (sexta-feira), o funcionamento foi das 13 às 18 horas. Já no dia 27 (quarta-feira) será das 7 às 12 horas. Em caso de classificação, nenhum pronunciamento sobre as mudanças de horários foi feito ainda.

Bancos

Conforme a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), quando a partida ocorrer às 9 horas, o atendimento ao público será das 13 às 17 horas. Nas ocasiões em que os jogos forem realizados às 11 horas, as agências abrirão das 8h30 às 10h30 e das 14 às 16 horas. Nas datas em que as partidas acontecerem às 15 horas, o funcionamento será feito das 9 às 13 horas.

Supermercados

A princípio, os supermercados deverão fechar durante os jogos. Mas, segundo os proprietários, se houver necessidade, não será descartada a possibilidade de colocar televisores para os funcionários assistirem as partidas, deixando as portas entreabertas e atendendo normalmente quem precisar.

Judiciário

O TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) regulamentou os horários de expediente externo, na 1ª e na 2ª Instâncias, nos jogos da Seleção Brasileira. No dia 22 (sexta-feira), o atendimento foi das 13 às 19 horas. Já no próximo dia 27 (quarta-feira), será das 8 horas às 13h30.
Caso o time de Tite se classifique para jogar em etapas seguintes, a regra adotada para o horário de funcionamento será das 14h30 às 19 horas nas datas em que as partidas forem realizadas às 11 horas, e expediente das 8 horas às 13h30 nos dias de jogos às 15 horas.
Nos dias úteis em que houver partidas da Seleção Brasileira será promovido regime de plantão, e os prazos que vencerem nestas datas ficam prorrogados para o primeiro dia útil seguinte.

Órgãos federais

De acordo com o Ministério do Planejamento, nos dias em que os jogos da Seleção Brasileira acontecerem de manhã, o expediente terá início às 14 horas (horário de Brasília). Nas datas em que as partidas forem à tarde, o expediente se encerrará às 13 horas. Os períodos não trabalhados devem ser compensados até o dia 31 de outubro de 2018.

Órgãos estaduais

Segundo o secretário de Estado Adjunto de Governo, Francisco Moreira, no dia 22 (sexta-feira), o expediente foi das 14 às 20 horas. No dia 27 (quarta-feira), o atendimento se dará das 8 às 14 horas. Em caso de classificação às próximas etapas, na data em que o jogo estiver marcado para acontecer às 11 horas, os servidores deverão trabalhar das 14 às 20 horas. No dia em que os duelos forem às 15 horas, as repartições abrem das 8 às 14 horas.