APERFEIÇOANDO CONHECIMENTOS E TÉCNICAS

ESPORTE

A Equipe Paulão Rezende – Instituto Monte Olimpo de Poço Fundo promoveu, entre os dias 23 e 26 de maio, um seminário com o multicampeão de jiu jitsu, Tácio Carneiro. Em sua passagem pelo município, o atleta da Qatar Jiu Jitsu Brazilian ministrou cursos e palestras de aperfeiçoamento aos lutadores gimirinenses. Todas as atividades foram promovidas na sede do projeto coordenado pelo professor Gledison Barbaroti, situada na Rua Orquísia de Paiva, na parte inferior da Câmara de Vereadores, no bairro Nova Gimirim. Durante uma das atividades, a reportagem do JPF teve a oportunidade de conversar com Tácio. Na ocasião, ele falou sobre os benefícios que o esporte traz para qualquer pessoa, a importância de se manter uma equipe vencedora e os compromissos que terá futuramente.

Confira:

JPF: Tácio, qual é o objetivo principal dessa vinda a Poço Fundo? Quais são as suas expectativas? E o que você pretende agregar aos atletas da Paulão Rezende gimirinense?

Tácio: Sempre prezei muito pelo intercâmbio de ideias e pensamentos. Devido a isso, tento passar o que acredito e o que aprendi como sendo o certo para as crianças de hoje. Creio que o melhor de tudo é você mostrar isso na prática. Ou seja, estar presente, desvendar o poder do jiu jitsu na vida de cada um. Estou muito feliz por vir até aqui. Tenho certeza de que será um período muito produtivo, tanto para mim quanto para os alunos.

JPF: Em relação a esse programa que você faz, quais são as atividades desenvolvidas?

Tácio: Num primeiro momento, estamos trabalhamos com turnos infantis e adultos. As turmas mais novas participam de brincadeiras de coordenação motora, para que a criança e o corpo se acostumem com os tipos de movimentos que o jiu jitsu precisa, como as alavancas e torções. Já, os adultos fazem alguns ajustes de posições, algo que vai agregar bastante aos conhecimentos que possuem. Nesse quesito, exponho parte dos truques que utilizo em competições. Enfim, tudo será de extrema importância para os atletas de Poço Fundo, do Instituto Monte Olímpio.

JPF: Quais resultados você espera que a equipe colha após esses treinamentos?

Tácio: Muitos atletas bons, porque isso aqui, pra mim, é como se fosse uma mina cheia de pedras brutas e que só precisam ser lapidadas. E esse é o trabalho do Instituto Monte Olímpio e do professor Gledison: lapidar essas pedras brutas e preciosas para, mais à frente, revelarmos atletas incríveis, que sairão daqui dando valor às suas origens.

JPF: Profissionalmente, quais são seus próximos compromissos e objetivos?

Tácio: Na primeira semana de junho, viajo para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde participarei do maior campeonato de luta agarrada do mundo, competindo com atletas de diversos países. Graças a Deus, estou sendo bem cotado e apontado como um dos favoritos ao título, já que estou vindo de resultados incríveis obtidos esse ano. Os meus treinamentos estão demostrando isso, e os resultados estão chegando. Depois que voltar ao Brasil, viajo novamente. Desta vez, para Moscou, na Rússia, para lutar no Mundial do ACB, também representando o Instituto Monte Olimpo e o Sul de Minas.

JPF: Para você existe algum peso em ser considerado o terceiro melhor do mundo na sua categoria atualmente? Ou isto pode ser considerado como um incentivo?

Tácio: Utilizo uma filosofia em minha vida que diz o seguinte: é como se fosse uma montanha. Quando você está na base, o vento é mais tranquilo, fácil e maleável. Não é frio. Mas quando você chega ao topo, o vento é maior, frio, e as dificuldades aumentam. Quando estamos mais perto do topo, as cobranças tendem a aumentar. Sei disso porque ainda não cheguei lá, mas estou próximo. Ser o número um do mundo gera muitas cobranças. Por outro lado, abre uma nova motivação para treinar mais e me dedicar com afinco, além de manter minha conduta na vida pessoal como atleta, pois para ser lutador de jiu jitsu é fundamental ter disciplina extrema na hora de treinar, alimentar, dormir… Tudo isso influencia muito nos resultados que você vai colher no futuro. Então, sou muito focado nisso, sempre objetivando estar entre os melhores.

JPF: Qual é a mensagem que você deixa para as pessoas que estão começando em Poço Fundo e para os que virão?

Tácio: O jiu jitsu é muito grande, principalmente no mundo. Logo, indico que as pessoas treinem jiu jitsu, mantenham vidas saudáveis e pratiquem atividades físicas regularmente. Se possível, optem pelo jiu jitsu, pois ele dá uma disciplina a mais do que você tem. Sempre digo que o jiu jitsu é um estilo de vida. A partir do momento que você entra no esporte, cria uma identidade, o seu ambiente e as suas companhias mudam. Então, esta modalidade é uma coisa apaixonante. Quando você faz primeira vez, vai querer a segunda, a terceira… E aquilo vai virando uma bola de neve, até você chegar no esporte competitivo, de alto nível e rendimento, onde atualmente estou. Comece pelo treinamento regular, se possível, pelo menos duas ou três vezes por semana, tanto aqui no Instituto Monte Olímpio como em qualquer outro lugar. O caminho não é fácil, mas é prazeroso.

* Matéria publicada na edição 464 do JPF, em 9 de junho de 2018.