TEMPESTADE ASSUSTA MORADORES DE POÇO FUNDO E MACHADO

MEIO AMBIENTE

Outubro é o período das tempestades, do granizo, das ventanias. Quem já havia se esquecido desta característica típica do mês teve uma boa chance de revivê-la e relembrá-la no último dia 15 (domingo), em Poço Fundo. Uma chuva rápida, mas forte, que chegou a assustar moradores da área urbana e, especialmente, da zona rural, caiu sobre o município.

Na cidade, o que chamou a atenção foi o granizo, que veio em grande quantidade. As pedras de gelo eram pequenas e não chegaram a causar danos, principalmente nos veículos que estavam estacionados nas ruas. Nas partes mais baixas, alagamentos foram registrados, devido ao alto volume das precipitações.

Na zona rural, o susto foi maior. Em vários bairros, árvores e enormes galhos caíram nas vias, chegando a obstruir algumas delas. Casas foram destelhadas e plantações de café, boa parte já floridas, atingidas, causando prejuízos aos produtores.

Comunidades como o Barreirinho, Canga, Barra Grande, Morais e Piedade foram alguns dos que sofreram mais com a tormenta. Nas proximidades da Cerâmica do Pépi houve destelhamentos e uma das residências perdeu toda a cobertura, inclusive o madeiramento. A proprietária pediu, em redes sociais, ajuda para a reconstrução.

Nas cidades vizinhas foram registrados outros dissabores. Em Machado, por exemplo, árvores caíram em diversos bairros e nem os túmulos do Cemitério Municipal escaparam. Lá, vias também foram inundadas.

O dia 16 (segunda-feira) foi de limpeza e contagem de prejuízos, mas ninguém ficou ferido.

O mês de outubro ainda está na metade e tudo o que os sul-mineiros esperam, especialmente os poço-fundenses e machadenses, é que as chuvas volumosas continuem a cair. No entanto, com certa mansidão.