SERVIDORES REATIVAM SEMPRE PARA REIVINDICAR DIREITOS

POLÍTICA

Fazer valer os direitos da classe e defender todas as questões referentes à mesma. É com essas metas que se deu a reativação do Sempre (Sindicato dos Servidores e Empregados da Prefeitura de Poço Fundo). E, para oficializar o retorno do órgão às suas atividades, a Diretoria, encabeçada pelo presidente Ronaldo Alves, marcou uma assembleia para a noite do último dia 20 (terça-feira), na Câmara de Vereadores, a fim de deliberar sobre diversos assuntos ligados à instituição, como a filiação a entidades estaduais e federais e a retomada da AFUP (Associação dos Funcionários da Prefeitura), que, atualmente, é alvo de uma ação judicial devido a irregularidades cometidas pela antiga gestão. No encontro, que deveria ser realizado naquela data, mas acabou sendo adiado por falta de quórum, também esteve presente o assessor da Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais e da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, Afonso Donizete, que falou com a reportagem do JPF e explicou os principais motivos da reunião prevista. Confira:

JPF: Qual era o principal objetivo desta reunião?

Afonso: Na verdade, o sindicato já existe há muito tempo. Só que, durante um período, esteve desativado. Então, há cerca de um ano, foi feita uma assembleia, visando a ativação e reestruturação desse órgão, além de sua regularização e ativação de registro junto ao Ministério do Trabalho. Diante disso, a assembleia seria mais para discutir com os servidores esta questão da importância deles estarem participando desse processo da filiação da entidade, de receber esse suporte, pois o sindicato sem servidor é um corpo sem alma. E é preciso que todos tomem consciência da relevância do órgão em suas vidas como uma entidade que defende seus direitos. Outro aspecto que discutiríamos seria a importância da AFUP, já existente aqui. Hoje, essa associação está jogada às traças. Ela possui uma área de lazer importante para os servidores públicos, que podem usufruir do espaço junto com seus familiares. E a proposta é fazer uma fusão entre o sindicato e essa associação para que, com isso, possamos buscar benefícios para servidores e, ao mesmo tempo, permitir um fortalecimento de ambas as entidades, que serão dirigidas pelos próprios filiados. Não tem nada que impeça isto. Atualmente, este sindicato dos funcionários públicos de Poço Fundo tem uma Diretoria que realmente está comprometida com esse propósito de defender o servidor público. Mas, para isso acontecer, é preciso que todos tomem consciência de que estamos vivendo um momento delicadíssimo no Brasil, com a Reforma da Previdência, que vai prejudicar os trabalhadores brasileiros, a Terceirização do Serviço Público, a Reforma Trabalhista, que está vindo aí e pegando todos os direitos dos cidadãos… Enfim, se os próprios interessados não abraçarem a causa, acabarão jogando tudo no lixo. Por isso, é preciso que o servidor comece a buscar esse nível de conscientização, percebendo que o sindicato é o único órgão que vai verdadeiramente representá-lo e defendê-lo. O órgão não está a favor ou contra o prefeito A, B ou C. Ele existe com o propósito de defender os interesses exclusivos dos servidores públicos. Então, é necessário que a classe não dê ouvidos a certos comentários que visam distorcer os objetivos e afastá-los da sua própria luta. As coisas evoluíram. Acabou aquele sistema escravagista. O servidor tem que tomar consciência de que sem ele não há serviço e nada funciona nesse país.

JPF: No caso da assembleia, para aprovar as mudanças, seria necessário ter a maioria absoluta dos funcionários para a votação, e poucos compareceram. Diante disso, quais serão os procedimentos adotados?

Afonso: Para que haja essa fusão da AFUP com o sindicato tem que ter uma votação, não pode ser de qualquer maneira. Os servidores precisam de concordância para ter o mesmo corpo. Creio que é necessário ouvir a opinião de todos. Então, para isso acontecer, deve ser feito um amplo trabalho de divulgação que mostre às pessoas os problemas que a associação já teve e o que será feito a partir do momento em que houver uma nova administração. A partir do momento em que você tem uma participação efetiva dos servidores, firma-se uma parceria de sucesso. Então, precisamos que o servidor venha participar para poder dar sua opinião, se manifestar e, assim, trabalhar em prol da classe.

JPF: Como não teve a assembleia devido à falta de quórum, o que será feito posteriormente?

Afonso: Embora o estatuto do sindicato não exija quórum específico, a assembleia pode ser realizada em segunda convocação com qualquer número de participantes. Agora, como se trata da fusão da associação com o sindicato, a sugestão é de que seja feita uma ampla divulgação disso, marcada uma nova reunião com o pessoal e debatido todos os temas relacionados a essa questão.