POÇO-FUNDENSE SALVA E ALIMENTA FILHOTES DE GAMBÁ

MEIO AMBIENTE

São muitos os poço-fundenses que, em um momento ou outro, se sentem compelidos a adotar ou salvar animais abandonados ou feridos. O amor pelos bichos faz com que estes herois os levem para suas casas com o objetivo de tratar seus machucados, alimentá-los e adotá-los. No entanto, o aposentado Sebastião dos Santos, o “Tião Polenta” (66 anos), protagonizou um fato inusitado ao resgatar e cuidar de bichos que muita gente não quer nem ver por perto: cinco filhotes de gambá que perderam a mãe de forma violenta.

O resgate foi feito no último dia 21 (quinta-feira). Tião encontrou a marsupial caída no quintal de uma residência vizinha à sua. Ela estava com os filhotes no interior da bolsa usada para transportá-los. “De manhã, quando levava minha netinha para a escola, vi sangue no portão da casa que pertencia aos meus sogros e fica diante da minha. Pensei que alguém tinha machucado um cão e, ao retornar, resolvi averiguar. Foi quando me deparei com a gambá no chão e os filhotes dentro da bolsa. Na hora, não notei que ela estivesse morta e a deixei lá. Depois, voltei e percebi que o animal não tinha se mexido, e os gambazinhos estavam tentando amamentar. Meu coração doeu, e decidi alimentá-los”.

O dedicado protetor encontrou um jeito simples de salvar os bichinhos. “Esquentei um pouco de leite de vaca e coloquei num pratinho. Eles aceitaram normalmente. Também resolvi usar uma luva de pano, que imita um pouco o pelo da mãe, e uma blusa para substituir a bolsa que a genitora tem. Deu tudo muito certo”, comemorou Tião Polenta.

Agora, o aposentado procura uma forma de reinserir os bichos na natureza, mas quer ajuda para isso. “Tenho medo de colocá-los de volta numa mata e todos acabarem morrendo. Acho que alguém que possua conhecimento para fazer tal procedimento, talvez um biólogo, seria a melhor solução”.

O homem entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, e o responsável pela pasta, Leonardo Dias, prometeu que encontraria uma alternativa, mas até o fechamento desta matéria nada tinha feito. A reportagem do JPF também tentou contato com o setor de Biologia do IFSuldeMinas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas) – Campus Machado, sem sucesso.

Enquanto isso, Tião Polenta vai cuidando dos pequeninos e ficando conhecido, pois até uma rede de TV veio a Poço Fundo para saber mais e divulgar esta história. Porém, o gimirinense afirma que não se deixa levar por esta fama repentina e que só pensa nos pequenos “protegidos”. “Acredito que estes bichos estão vindo à cidade por conta de desmatamento ou de queimadas, não tenho certeza. O que sei é que, pelo menos, vou fazer minha parte para que não sofram mais e possam ficar abrigados, seja onde for”.