OPERAÇÃO “GUARDIÔ COMBATE A CRIMINALIDADE EM POÇO FUNDO

POLÍCIA

A Polícia Civil desencadeou, na manhã do último dia 16 (sexta-feira), uma operação de combate à criminalidade em Poço Fundo. Trinta policiais participaram dos trabalhos, cumprindo dez mandados de busca e apreensão. Os principais alvos foram suspeitos de envolvimento com a venda de drogas, furtos e roubos no município.
A operação teve início antes mesmo que o sol começasse a surgir. Viaturas de Poço Fundo, Machado, Alfenas, Campos Gerais, Areado e Carmo do Rio Claro entraram na cidade e já seguiram para os seus alvos. A reportagem do JPF acompanhou o grupo comandado pelo delegado do município, Éder Neves, que foi primeiro para a casa de Fabiano Pedro, o “Biano”, no bairro Mãe Rainha. Por conta de seguidas denúncias de roubo, agressões e danos ao patrimônio público e privado na comunidade, o rapaz, que havia saído da cadeia recentemente, passou a ser novamente alvo de investigações. Naquela manhã, no entanto, ele não foi encontrado em sua moradia.
A equipe resolveu seguir até outra residência, na Rua Joaquim Tavares Paes, no Centro, onde, segundo informações, várias pessoas se reuniam frequentemente para comercializar e usar entorpecentes.
O dono da casa não estava no local, mas a denúncia acabou sendo confirmada pelos policiais, que se depararam com um cenário altamente degradante: num espaço extremamente sujo, sem as mínimas condições de higiene, foram achados diversos cachimbos e outros objetos comumente utilizados para a preparação e inalação de crack, embalagens com resquícios da “pedra” e sinais de que ali se realizava não só a dolagem como o consumo de drogas. Duas descobertas, no entanto, chamaram mais a atenção da equipe. Numa bandeja, havia uma boa quantidade do que parecia ser maconha, ‘engrossada’ por esterco de gado, inclusive tendo uma sacola com as fezes separadas para a mistura. Também foram encontradas algumas sementes, aparentemente da erva. E, num quarto, havia potes com terra adubada para o plantio ilegal. Um deles tinha uma muda ainda pequena, nascida recentemente.
As buscas nas outras moradias tiveram um relativo sucesso. Alguns produtos suspeitos e uma boa quantia em dinheiro foram encontrados, mas somente uma avaliação mais rigorosa poderia indicar se a procedência era ilícita.
Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Poço Fundo para as devidas providências, e os investigadores que participaram da ação voltaram para suas comarcas, bem como o delegado Waldemar Mello Júnior, que veio dar apoio aos colegas.