EM BUSCA DE ANJOS

SAÚDE

Por duas quartas-feiras (21 e 28 de setembro), Poço Fundo foi a sede de uma grande campanha de solidariedade e desejo de salvar vidas. Através de uma parceria entre a Secretaria da Saúde e a Fundação Hemominas, trezentos voluntários fizeram seus cadastros no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), mas com um objetivo principal: ajudar na descoberta de um doador compatível para a menina Giovanna de Oliveira (11 anos), a Gigi, que precisa urgentemente de um transplante.
A garotinha é vítima de uma doença rara: a Síndrome de Hiper IgE, também conhecida como “Síndrome de Jó”. Em 2013, os pais dela descobriram que a única chance de sobrevivência da menina seria o transplante, mas os exames entre familiares não resultaram em nenhum doador com total compatibilidade, algo essencial neste caso.
Por isso, todos começaram a buscar auxílio e focaram seus esforços em Poço Fundo, especialmente no Distrito do Paiolinho, comunidade de origem da mãe da pequena, Monalisa Oliveira. Com a ajuda de parentes e amigos, várias pessoas foram contactadas e seguiram ao Hemominas de Pouso Alegre para fazerem seus registros.
Era preciso mais, pois quando alguém necessita de um transplante de medula, e não consegue a compatibilidade entre seus familiares de primeiro grau (dentre os quais as probabilidades chegam a ser de até 30%), a procura passa a ser pelo Redome. No entanto, as chances de localização destes “anjos” são de uma em cem mil pessoas. O desafio seria aumentar o número de inscritos.
Devido a isso, iniciou-se a campanha “Somos todos Gigi”. A imprensa poço-fundense foi comunicada e não se furtou em dar o apoio necessário, com ampla divulgação do caso. A história da garotinha passou a ser conhecida em toda a região e, a partir daí, surgiu a possibilidade de se trazer equipes de Pouso Alegre para realizar o cadastro na cidade.
De novo, os amigos da família, liderados por Marialba Pereira e outros moradores do Paiolinho, se organizaram e começaram a captar nomes de voluntários. Com o auxílio da Secretaria de Saúde, especialmente da funcionária Tamiris Pereira, conseguiram promover a mobilização.
O responsável pela pasta, Rosiel de Lima, entrou na luta, atuando na parte burocrática e, assim, a parceria foi formada para a coleta de sangue de pelo menos trezentas pessoas, em grupos de 150. Os trabalhos foram realizados num clima de alegria, contando também com momentos de pura emoção, como quando os participantes ouviram uma fala de Monalisa. “Queríamos muito que em nossa família tivesse um doador compatível, mas não conseguimos. Agora, dependemos de estranhos, e ficamos extremamente felizes em encontrar aqui, em Poço Fundo, gente com tão bom coração, disposta a salvar nossa menina”.
Outro momento especial acabou sendo a visita rápida do alvo de todo esse movimento. Giovanna foi apresentada a alguns dos doadores, recebendo homenagens e presentes. Todos que participaram destes grandes dias só desejam uma coisa: atender um telefonema avisando que devem se preparar para a doação que vai salvá-la. No entanto, se isso não acontecer, pelo menos poderão ajudar outras pessoas em algum lugar do país ou até do mundo.

Continuação

A campanha teve tanto sucesso que a lista de voluntários ultrapassou o limite previsto. Por isso, um novo recrutamento de interessados já está sendo feito com o objetivo de se promover novas visitas.
O contato pode ser efetuado através da Secretaria de Saúde de Poço Fundo ou com Marialba, pelo telefone (35) 99867-0312. Qualquer cidadão entre 18 e 55 anos, com boa saúde, poderá doar. Os voluntários preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue para testes. Após o cadastro, essas informações estarão disponíveis no Redome.