IGREJA CATÓLICA MUDA COSTUMES PARA EVITAR CONTÁGIO DO H1N1

RELIGIOSIDADE

A Gripe H1N1 está fazendo com que algumas mudanças de comportamento sejam promovidas até mesmo nas celebrações da Igreja Católica. O arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado, emitiu, no último dia 3 (terça-feira), um decreto com determinação de medidas preventivas a serem adotadas na Arquidiocese, devido à ocorrência do vírus “Influenza A – H1n1”.

O documento, assinado pelo chanceler do arquiepiscopado, padre Jésus Guimarães, é destinado ao clero, religiosos, ministros extraordinários da distribuição eucarística, membros da liturgia e fieis em geral. As determinações são de que a comunhão seja entregue às pessoas somente com a hóstia e diretamente na mão do receptor.

Nas celebrações, nos grupos de oração e em reuniões pastorais deverão ser omitidos o gesto da paz e qualquer outro movimento que leve os católicos ao contato direto e excessivo. Ainda há a determinação de que os locais sejam arejados por ventiladores, portas e janelas (antes, durante e depois das missas) e que o atendimento aos enfermos seja feito com especial atenção, seguindo normas básicas de higiene.

O decreto deverá ser cumprido até que haja uma determinação contrária e lido nas celebrações de todas as comunidades da Arquidiocese, bem como ser amplamente divulgado nos meios de comunicação. Os padres de Poço Fundo, em consonância à ordem, estão lendo o documento, na íntegra, antes de cada missa na cidade.

 

Dados

 

Até o momento, o Sul de Minas tem o maior número de mortes por H1N1 do estado. Recentemente, foi confirmado um óbito por conta da doença em Pouso Alegre, mas também teve casos em Campo Belo, o município com mais registros, com três mortes e uma suspeita. O número de constatações na referida cidade é igual ao de Frutal.

Ainda houve confirmações em Lavras, Extrema, Andradas e Monte Santo de Minas. Até o fechamento desta matéria, outras 12 pessoas tinham falecido em Minas devido ao vírus. Sete eram de municípios da região.

Em contato com a Secretaria de Saúde de Poço Fundo, a reportagem do JPF obteve a informação de que nenhum caso suspeito foi registrado na cidade. Quanto à vacinação contra o vírus, os grupos de risco estão sendo atendidos em etapas, pois as remessas para imunização ocorrem em lotes. A primeira já se encerrou, mas a chegada de mais doses será notificada à população em breve.